Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vasco Mariz: dando mais vida aos personagens da história do Brasil. Foto: DivulgaçãoVasco Mariz: dando mais vida aos personagens da história do Brasil. Foto: Divulgação

História com H de humanidade

(brpress) - Diplomata Vasco Mariz resgata proeminentes e esquecidas figuras históricas do Brasil, em Depois da Glória.

(brpress) – O livro Depois da Glória (Ed. Civilização Brasileira, 378 págs.,
R$ 49,90) apresenta um painel que revela muito da história do Brasil.

    Nesta coletânea de ensaios e conferências, o diplomata Vasco Mariz, sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), resgata personagens que mudaram os rumos da história brasileira e que nem sempre são lembrados: de Colombo a Nabuco, de Caxias a Estácio de Sá, de Lord Cochrane a Vieira, de Calabar a Gastão de Orléans, entre outros.

    “O leitor encontrará neste volume 18 ensaios mais ou menos longos, em ordem cronológica, sobre temas variados da história do Brasil e indiretamente de Portugal, que ao longo dos últimos anos tenho escrito por incentivo de diversas instituições culturais”, explica o autor.

Cômico e trágico

    Incentivado pela tendência crescente que busca dar voz aos personagens históricos nas suas ações, intenções e formas de pensar, Mariz descortina o cômico e o trágico de suas vidas e revisita momentos importantes como a emancipação, as invasões francesas, a presença flamenga, a Guerra do Paraguai, entre outros tantos episódios complexos e controvertidos.

    “É com a grande experiência de homem do mundo, de diplomata avisado e de alguém que faz parte da história –  a nacional e a internacional – que Vasco Mariz nos conta a sua versão dos indivíduos, dos fatos e das coisas passadas”, exalta a historiadora e também sócia titular do IHBG Mary del Priore. “Seu olhar, verdadeiro fluxo de informações, está profundamente enraizado nas preocupações da disciplina histórica, do conhecimento de nossos avós e ancestrais”.

O autor

    Vasco Mariz nasceu em 1921, no Rio de Janeiro. Formou-se em Direito e ingressou no Itamaraty em 1945. Como diplomata serviu em Portugal, na ex-Iugoslávia, na Argentina, na Itália e nos Estados Unidos (Washington e Nações Unidas); foi representante do Brasil na OEA e embaixador no Equador, Israel, Chipre, Peru e Alemanha. 

    Autor de 63 livros sobre música brasileira, literatura, história do Brasil e diplomacia, é também sócio benemérito do PEN Club e ex-presidente da Academia Brasileira de Música. Recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da APCA de São Paulo e da Academia Paulista de História.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate