Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Triturador de alimentos vale a pena?

(São Paulo, brpress) - Há controvérsias, por suposta ausência de infraestrutura, preço e tamanho do equipamento, mas praticidade e sustentabilidade seduzem – especialmente no verão. Por Juliana Resende.

(São Paulo, brpress) – Inventora e líder mundial na fabricação de trituradores de alimentos orgânicos, a InSinkErator afirma que as vendas deste equipamento estão crescendo no Brasil. Considerado um luxo nas cozinhas brasileiras, o triturador não faz parte da nossa cultura. Mas faz todo sentido num país tropical em que restos de comida logo se transformam em foco de insetos e mau cheiro no lixinho de pia e onde os lixões a céu aberto contaminam água e solo. Mas, apesar da praticidade – especialmente no verão – e sustentabilidade, os trituradores domésticos de alimentos geram controvérsia.

Minibotijões instalados no local do sifão embaixo das cubas, os trituradores são conectados diretamente à rede de esgoto, para onde vão os restos de alimentos milimetricamente triturados, com ajuda da água. O problema, segundo Benemar Movikawa Tarifa, gerente do Departamento de Desenvolvimento Operacional e de Medidores da Sabesp, é que “as nossas redes públicas de esgoto não estão preparadas para receber esta carga”. Ele se refere à normatização pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Espaço e preço

“Mais de 90% das residências brasileiras possuem o ramal de esgoto da cozinha com diâmetro de 50mm, respeitando a norma brasileira ABNT”, diz Julio Porta, gerente-geral da InSinkErator do Brasil. Considerando que as cozinhas são cada vez menores, geralmente em corredor quando não integradas com a sala, o triturador pode soar também como um trambolho ocupando espaço precioso em armários. Os modelos da InSinkErator têm cerca de 30cm de altura por 20cm de diâmetro – geralmente, padrão entre todos os fabricantes.

Tamanho e preço (a partir de R$ 800 o modelo básico sem a instalação) são as maiores desvantagens dos trituradores para a blogueira e youtuber Elisa Langsch. Porém, para ela, a perda de espaço compensa a praticidade. Em vídeo da série Minha Experiência, Elisa conta como é ter um triturador de alimentos na prática.  “Ajuda muito na limpeza do dia-a-dia”, elogia.

Entupimento?

“Quem quiser utilizar triturador deve fazer adequação para não causar obstrução na rede”, diz o técnico da Sabesp. Porta, da InSinkErator, argumenta: “Levando em consideração o baixo impacto nas redes de coleta e unidades de tratamento de esgoto e afluentes e a liberação da comercialização dos trituradores pelo orgão Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), garantimos em 100% o atendimento das normas pré-estabelecidas em âmbito nacional”.

Segundo o representante da InSinkErator, não há risco de entupimento e o efeito é justamente o contrário: “A tecnologia utilizada pelos trituradores eduz boa parte dos resíduos orgânicos em líquido. “Esse líquido é expelido pela tubulação com pressão suficiente por conta da força centrífuga gerada pelos seus mais de 2000 RPM’s, transforma os trituradores em poderosas bombas para limpeza das tubulações”. 

Adequação

A companhia de saneamento básico do estado de São Paulo não tem estudos que comprovem ocorrências de obstrução das redes de esgoto por causa de resíduos de alimentos orgânicos. Apesar disso, o técnico da Sabesp insiste na recomendação de utilizar tubulação com diâmetros maiores que o padrão e declividades para facilitar o escoamento dos resíduos. Isso pode encarecer ainda mais o projeto de eliminação do lixo orgânico nas cozinhas com trituradores, que custam a partir de R$ 800 (modelo básico), sem a instalação.

Triturador X composteira

Já que otimizar espaço é algo que todo mundo deseja, especialmente em apartamentos, o triturador também ganha quando comparado com as composturas caseiras, na eliminação do lixinho de pia e mesmo a lixeira para orgânicos – que também ocupam lugar na cozinha ou área de serviço (quando há área de serviço!).  Sem falar que, para compostagem, é preciso acumular quantias significativas de lixo orgânico e considerar todo o processo de reciclagem doméstica (separação de resíduos, manutenção dos racks, cheiro desagradável de alimentos em decomposição, etc). 

Para a Sabesp, as composteiras fazem o tratamento do lixo orgânico sem eventualmente comprometer a rede de esgoto. “Quanto à trituração, não necessariamente existe essa condição de juntar uma quantidade razoável de lixo”, diz o gerente-geral da InSinkErator. “Considerando o hábito dos brasileiros de fazer três refeições por dia, o triturador pode ser utilizado durante a lavagem da louça, sem que haja gasto adicional de água”, sugere Porta.

Os trituradores aceitam quase todos os alimentos orgânicos e os da InSinkErator não requerem limpeza ou manutenção, com durabilidade entre cindo e dez anos. “Não jogo pele de frango nem gordura de carne ou ossos de jeito nenhum”, ressalta a blogueira Elisa Langsch. “A linha Evolution (modelos Evo 100 e Evo 200) está apta a lidar com 100% dos resíduos orgânicos sem nenhuma restrição, incluindo ossos, cascas e materiais fibrosos como coroa do abacaxi, aipo, palha de milho, alcachofra, etc. Nas demais linhas, existe somente a restrição de resíduos fibrosos listados, por conta da sua composição que dificulta a trituração. Os demais resíduos são permitidos”, informa Porta.

(Juliana Resende/brpress)

#trituradordealimentos

Foto: O triturador de alimentos pode ser utilizado durante a lavagem da louça, sem que haja gasto adicional de água. casaacabamentos.com.br

Assista ao vídeo Dê Adeus ao Lixinho de Pia, da InSinkErator:

 

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.