Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Canary Wharf, na 'nova' City, em Londres. Foto: Juliana ResendeCanary Wharf, na ‘nova’ City, em Londres. Foto: Juliana Resende

Diário de produção para Cidades & Soluções

(Londres, brpress) - Conto como foi produzir um programa Cidades e Soluções, da Globonews, no Reino Unido. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – Foi com grande satisfação, alegria e, claro, muito trabalho quando finalmente vi um roteiro que produzi, com a colaboração e para a rede de Ciência e Inovação do UK Trade & Investment, órgão do governo britânico, se transformar num programa Cidades e Soluções, da Globonews, gravado no Reino Unido, em novembro de 2014.

    Intitulado “A mobilidade sustentável do Reino Unido”,  o Cidades e Soluções – semanário sobre iniciativas sustentáveis de maior prestígio na televisão brasileira – mostrou-se o veículo perfeito para que alguns dos projetos mais interessantes em transporte público,  inovação em energia e tecnologia urbanas britânicos fossem divulgados no Brasil.

    Afinal, temos, nas grandes metrópoles e mesmo em cidades de pequeno e médio portes, tantos problemas nestas áreas que algumas das tecnologias como ônibus híbridos (elétricos e a diesel), veículos automatizados (sem motoristas), recursos hídricos e energias renováveis parecem muito distantes da dura realidade no Brasil. 

Inspirador e possível

    Mas não deixa de ser inspirador vivenciar e saber que são possíveis cidades inteligentes e bem solucionadas, como Londres, onde mais de 25% da população usa a bicicleta para se locomover diariamente, e 92% da população usa o (ótimo) transporte público. O programa também foi a Glasgow, capital escocesa que sedia o Institute for Future Cities (Ínstituto para Cidades do Futuro’), e Bristol, cidade a oeste da Inglaterra campeã em práticas sustentáveis.

     Na área de transporte público, por exemplo, nós, brasileiros, temos o direito e a obrigação de exigir soluções mais eficientes e sustentável. Enquanto em São Paulo, a ciclovia que ganhou corpo na gestão do prefeito Fernanda Haddad recebe críticas e elogios, em Londres, planos audaciosos, como uma ciclovia flutuante de 13 km sobre o Rio Tâmisa, visam estimular ainda mais o uso da bicicleta.

#brpressconteudo #cidadesesoluçoes #reinounido #ciclovias #energiasolar #sustentabilidade #produçao #jornalismo #P

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.