Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Chico Mendes: homenageado no Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Mariana BazoChico Mendes: homenageado no Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Mariana Bazo

Ecofalante enfoca Amazônia

(São Paulo, brpress) - Filmes sobre trajetória de Chico Mendes e povos da floresta e debate com presença de sua filha são pontos altos da programação no Dia Mundial do Meio Ambiente.

(São Paulo, brpress) –  No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05/06, o ambientalista brasileiro Chico Mendes (1944-1988), assassinado aos 44 anos há três décadas, é homenageado pela 7a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que começou em 31/05 e vai até 13/06, em diversas salas de São Paulo. São exibições dos documentários A Década da Destruição – Chico Mendes: Eu Quero Viver  e Crianças da Amazônia e o debate que acontece no Reserva Cultural, com a presença de ativistas que levam adiante o legado do líder ambientalista, como sua filha Elenira Mendes.

A trajetória de Chico Mendes permanece emblemática na defesa do meio ambiente e de práticas agroindustriais sustentáveis – algo que ainda é motivo de controvérsia e negligência no Brasil e no mundo. O filme Eu Quero Viver, do cinegrafista inglês Adrian Cowell – com o qual a luta de Mendes ganhou repercussão internacional, em 1987 – mostra bem a dimensão global da atitude local de Mendes.

 “A grande importância dele foi construir uma aliança social em defesa dos trabalhadores, das comunidades tradicionais e da floresta. É preciso continuarmos a incentivar mudanças na atualidade”, diz Cláudio Maretti, diretor de ações socioambientais do Instituto Chico Mendes, órgão do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e colaborar para a proteção da biodiversidade.

7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

São Paulo – 31 de maio a 13 de junho de 2018. Entrada franca. Diversos locais e sessões.

Leia mais sobre Chico Mendes aqui.

Assista ao trailer de Crianças da Amazônia: 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate