Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Declarar “estado de emergência climática” é reconhecer a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global. Foto: Rod Long

Médico faz greve de fome por emergência climática

Cliff Kendall entrou na terceira semana sem comer exigindo mais ação do governo britânico contra mudanças climáticas. 

(Londres, brpress) – O médico e ativista Cliff Kendall, 38 anos, está em greve de fome para protestar contra a falta de vontade política do governo do Reino Unido em relação às mudanças climáticas. O país foi o primeiro a reconhecer emergência climática,  em maio de 2019. É a terceira semana que Kendall só ingere líquidos.

 Defensor do grupo ativista ambientalista Extinction Rebellion, Kendall está sentado do lado de fora do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS, sigla em inglês). Ele é um dos mais de 1.100 médicos – incluindo o editor do British Medical Journal – que assinaram uma carta no mês passado apoiando a “ação direta não violenta da Rebelião da Extinção”, ONG que bloqueou estradas em Londres por uma semana em abril e interrompeu o tráfego em outras cidades britânicas. 

 “Como profissionais de saúde, não podemos aprovar as políticas atuais que empurram os mais vulneráveis do mundo para a catástrofe ambiental”, diz a carta. Kendall trabalhou como médico na África e vivenciou a fome de populações vulneráveis. As mudanças climáticas podem afetar a produção de alimentos em todo o mundo.  

Etiópia

 O médico diz que resolveu tomar esta medida extrema porque “considerando o atual cenário de vulnerabilidade de países como a Etiópia, onde a fome aumentou 30% de 2005 para 2018, o governo do Reino Unido precisa se comprometer com mais ações agora para evitar o aquecimento global”. 

“Cresci vendo iniciativas como o Live Aid” – festival que aconteceu em 13 de julho de 1985, em Londres e na Filadélfia, reunindo artistas de todo o mundo para chamar atenção e arrecadar fundos  contra a fome da Etiópia –, diz Kendall. “2050 é muito tarde”, lê-se no cartaz que ele segura. 

O que é emergência climática

Declarar “estado de emergência climática” é reconhecer a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global e envolve a adoção de medidas para reduzir as emissões de carbono a zero – como incentivar veículos não poluentes e evitar o desmatamento –,  num prazo determinado e exercer pressão política aos governos – como o de Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil – para que tomem consciência sobre a situação de crise ambiental.   

 O fato de o Reino Unido ter reconhecido emergência ambiental não obriga o governo a adotar medidas efetivas. O objetivo da moção é zerar as emissões de gases nocivos antes de 2050 e aumentar os investimentos em fontes renováveis de energia. Durante os debates na Câmara, o secretário de Meio Ambiente do Reino Unido, Michael Gove, reconheceu a existência de uma emergência, mas descartou a hipótese de declará-la.

Leia mais sobre aquecimento global e o ativismo do ator Leonardo DiCaprio.

#brpressconteudo #emergenciaclimatics #extinctionrebellion #CliffKendall #meioembiente

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate