Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Alemanha suspende financiamento do Fundo Amazônia em razão do aumento do desmatamento. Foto: ONG KanindéAlemanha suspende financiamento do Fundo Amazônia em razão do aumento do desmatamento. Foto: ONG Kanindé

Noruega discute se mantém ou não apoio ao Fundo Amazônia

Encontro debater rumos do acordo entre ambos os países para mudanças climáticas e desmatamento.

(Oslo, brpress) – Nesta quinta (15/08), será realizado um encontro da Câmara do Comércio Brasil-Noruega, em Oslo, para debater os rumos do acordo entre ambos os países para mudanças climáticas e desmatamento. Os governos da Noruega e da Alemanha se posicionaram contra a proposta do governo federal de alterar o Fundo Amazônia – para o qual ambos os países doavam 99% dos recursos. 

 O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha decidiu suspender o financiamento de R$ 156 milhões em projetos para a proteção florestal e da biodiversidade da Amazônia em razão do aumento do desmatamento.

Questionado sobre o corte do investimento alemão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Alemanha estava tentando “comprar” a Amazônia. Para ele, outros países tentam se “apoderar” da Floresta Amazônica

“O Brasil não precisa disso”, declarou Bolsonaro, sobre verbas internacionais para preservação da Amazônia.

Com esse tom do presidente, é bem provável que o Brasil perca também o apoio da Noruega. O encontro em Oslo contará com o embaixador norueguês no Brasil, Nils Martin Gunneng, o embaixador brasileiro na Noruega, George Monteiro Prata, além de gerentes de sustentabilidade das empresas Equinor, Hydro, Yara e Statkraft (todas atuando no Brasil). 

Além da situação política, a crise econômica do Brasil – que está em “recessão técnica”, diante da retração do PIB no segundo trimestre – também estará em pauta. 

Recentemente, a Noruega rebateu críticas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que havia apontado “contradição” no patrocínio do Fundo Amazônia por “um dos maiores exploradores de petróleo do mundo”. O governo norueguês reiterou que sua exploração no Ártico é “responsável, prudente e sustentável”. Paralelamente, a Noruega é um dos países que mais investe em energia limpa. 

O que é o Fundo Amazônia? 

O Fundo Amazônia foi criado em 2008 para receber doações para a conservação da floresta. Ele é gerido pelo BNDES e tem projetos sobre redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. O Fundo Amazônia tem contratos com ONGs e entes governamentais, como estados e municípios.

#brpressconteudo @amazonia #funfoamazonia #noruega

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate