Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Sem Uber popularSem Uber popular

Patinetes elétricos são febre em Oslo

(Oslo, brpress) – Eleita a ‘capital verde’ da Europa em 2019 pela Comissão Europeia, capital norueguesa também é pólo de ciclismo, mas são as pequenas notáveis que fazem a cabeça dos Millenials.

(Oslo, brpress) – Vedetes em capitais brasileiras como São Paulo e Rio, os patinetes elétricos também são febre em Oslo, capital da Noruega. Mas qual é a novidade, já que, na verdade, esse “brinquedo” é tendência em alternativa de transporte com energia limpa e renovável em todo o mundo? É que na capital da Noruega, há um agravante: o UberPOP ( de “popular”, versão do brasileiro UberX) está proibido de operar. Entre táxis convencionais e transporte público – grande parte deles elétricos –, os Millenials* de Oslo, que nem sonham em ter carro, preferem se locomover de patinete. 

Para Tomás Martins, CEO da Tembici, empresa que opera o serviço de patinetes elétricos Patinete Petrobras, no Rio de Janeiro, desde dezembro de 2018, os patinetes elétricos são uma solução em micromobilidade. “Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta.

De bike e… barco

As pequenas notáveis estão ganhando das bicicletas – que são como “tias” das hypadas e-scooters (como patinetes também são chamados). As bikes já que vem sendo compartilhadas há muito tempo em Oslo – também um pólo ciclístico –, uma cidade que está a anos-uz de outras no quesito sustentabilidade e, por isso, foi eleita a ‘capital verde’ da Europa em 2019 pela Comissão Europeia. Só que as bikes para alugar ficam disponíveis somente entre abril e novembro na cidade. Fica a dica. 

Numa cidade cara como Oslo – só perde para Londres, segundo o Expatisan –, vale tudo para não pagar pedágio e ter mais liberdade na hora de ir e vir.  Afinal, Oslo tem 83 pegádios no perímetro urbano! Por isso, existem também hidrovias navegáveis, o que resultou em três quilômetros de córregos e rios ricos em biodiversidade acessíveis ao público novamente. O biogás produzido a partir de bioresíduos e esgotos urbanos é usado para abastecer ônibus urbanos e caminhões de lixo. 

(Colaborou Renata Almeida)

(*) Millenials são a geração do milênio, também conhecida como geração da internet ou Y, nascida após o início da década de 1980 e até ao final da década de 1990.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate