Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Evite mochilas como estasEvite mochilas como estas

Dicas para evitar uso inadequado

(brpress*) - Ortopedistas alertam sobre lesões nos ombros causadas pelo peso excessivo

(brpress*) – Com a volta às aulas, deveria voltar também a atenção dos alunos e pais ao peso da mochila que será carregada diariamente. O que levar à escola e como levar é um quase um dilema, na medida em que ficou cada vez mais comum ver adolescentes, e até crianças curvados,  arrastando pesadas ‘backpacks’ (palavra em inglês para a tão amada mochila).

    O cuidado para não sobrecarregar o corpo deve ser redobrado a cada ano, para que possam ser evitadas lesões e também para não torná-las crônicas. Pesquisadores do Cincinnati Children’s Hospital, nos Estados Unidos, analisaram que 23% das crianças admitidas no pronto socorro do hospital tinham queixas causadas pelo uso inadequado da mochila.

O ‘mundo’ nas costas

    Esse número não se restringe apenas a lesões na coluna, e sim a 19 tipos de lesões no ombro. No Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, a porcentagem é de 9% – e em época de volta às aulas esse número aumenta para 15%.

    A maneira de carregar, erguer ou retirar a mochila das costas também deve ser supervisionada. Se comparada a bolsas de uso lateral, a mochila tem uma melhor aceitação, pois distribui o peso dos objetos pelos músculos e abdômen. Porém, se estiverem com peso acima do recomendado, podem causar um grande mal à saúde dos ombros das crianças.

    Segundo Dr. Sérgio Xavier, ortopedista do HCor, o mau uso da mochila pode ocasionar dor muscular, ferimentos abrasivos e problemas para a coluna .“Crianças podem sofrer danos na coluna vertebral ao carregar uma mochila muito pesada. O peso pode afetar as articulações, influindo no desenvolvimento dos pequenos. O ideal é que a bolsa não pese mais de 10% do peso corporal da criança e que tenha duas alças para não haver sobrecarrega de apenas um ombro”, explica.

    Muitos optam para o uso de mochila com rodinhas porém, se puxadas de maneira inadequada, os riscos são os mesmos. “A alça do carrinho tem de ter a altura adequada para a criança ou adolescente, e o peso também não pode ultrapassar a porcentagem desejada”, orienta Dr. Xavier. “Senão o esforço que é feito causa lesões tão sérias quanto ao carregar nas costas”.
   
    Em média, o HCor atende nessa época do ano cerca de 10 crianças por mês com queixas de dores nos ombros, geralmente ocasionadas pelo mau uso das mochilas escolares. São problemas que, se não forem tratados quando detectados, podem levar a prejuízos para a vida toda. É comum encontrar jovens com problemas de postura e dores crônicas nas articulações.

O essencial

    Ao primeiro sinal de dor e reclamação, vale uma visita ao médico especialista para uma melhor avaliação – mesmo que seja obrigado pelos pais. Afinal, não se brinca com a saúde. Vale também observar se o que se leva na mochila é realmente essencial para as tarefas daquele dia.

    Médicos do  Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad também se mobilizaram com o início das aulas e a questão das mochilas. O especialista em coluna Luiz Eduardo Carelli avisa que, diante de tantas opções no mercado, o importante é arrumar a mochila diariamente, segundo as necessidades das aulas do dia seguinte.

    “O caderno de 10 matérias pode ser substituído por um caderno para cada matéria. Ou pode-se adotar o esquema de fichário, em que o aluno leva para a escola apenas as folhas da matéria em questão”, ensina Dr. Carelli.

Dois ombros

    Outro ponto importante é ajustar a bolsa ao tronco e carregá-la sobre os dois ombros. “Jamais usá-las sobre um só ombro. A sobrecarga em um lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores”, complementa.

    O médico indica ainda uma lista de observações a serem levadas em conta,  além do uso correto das mochilas, quando o assunto é conforto e saúde: a postura recomendada em sala de aula e o calçado adequado para o ambiente escolar e a prevenção de acidentes durante as brincadeiras.

Lesões mais comuns:

–  Dor muscular
–  Ferimentos abrasivos
–  Alterações posturais
–  Fadiga
–  Irritabilidade

Dicas para a escolha da mochila certa:

–  As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma;
–  As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a  mochila fique rente ao corpo;
–  A largura da mochila não pode ser maior que o dorso;
–  Não deve ter ultrapassar a cintura;
–  Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis.
 
(*) Com Target Consultoria em Comunicação Empresarial.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate