Maria Bonita: apropriação por Zuzu Angel?
(São Paulo, brpress Office) - Advogada responsável pelos direitos de imagem da cangaceira comenta questão do Enem comparando-a a look da estilista.
(São Paulo, brpress Office) – Considerada uma das questões mais difíceis da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada no último domingo (05/11), a questão 90, sobre relação entre uma roupa da estilista Zuzu Angel e da cangaceira Maria Bonita, gerou polêmica. Seria ou não apropriação cultural? A advogada Sonia Maria D’Elboux, responsável pelos diretos de imagem da cangaceira, contesta.
“Sinceramente, não chamaria isso de ‘apropriação cultural’. Até porque a estilista era brasileira, explorando a cultura do cangaço, na qual se inspirou”, diz a advogada que, com mais dois colegas, assumiu recentemente a responsabilidade de cuidar dos licenciamentos relativos a Lampião e Maria Bonita, gerenciados pela filha do casal, Expedita Ferreira.
Expressões Culturais Tradicionais
Para D’Elboux, “essa discussão é sempre muito comum quando o assunto é moda e Expressões Culturais Tradicionais (ECTs)” – tema em que é especializada. A questão trazia uma foto de Maria Bonita e um retrato de uma roupa de coleção da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel, que desapareceu durante o regime militar.
Sonia D’Elboux concorda com a resposta correta: que Zuzu quis passar a ideia da “estética da resistência’ em plenos anos de chumbo do ditadura. Segundo o professor de história Monty Hinke, do QG do Enem, outra alternativa, sobre massificação do consumo, podia confundir o estudante. “De fato, há muitas referências de ECTs na moda e na cultura de massa”, diz D’Elboux.
Aliás, a advogada espera um aumento de pedidos de licenciamentos para moda com as comemorações dos 80 anos da morte de Maria Bonita, em julho de 2018, e também no Dia Internacional da Mulher, já que a legendária Rainha do Cangaço “é considerada um símbolo do empoderamento feminino.”
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Texto: Juliana Resende/brpress Office – Professional Press Releases powered by brpress
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