Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Renda-se à Mariana Jungmann

(Londres, brpress) - Estilista brasileira usa renda renascença feita no Brasil para criar peças únicas – destaque da London Fashion Week SS16. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – “Olê mulher rendeira / Olê mulher rendá / Tu me ensina a fazer renda / Eu te ensino a namorar.” Sim, a estilista brasileira radicada em Londres Mariana Jungmann tanto insistiu que aprendeu a fazer renda. Em troca, ela leva essa delicada arte feita no Brasil para o mundo.

    Única designer a exibir peças exclusivas (e lindas) mesclando renda renascença e couro na London Fashion Week SS16, Mariana contou como o lado artesanal de sua roupa é a base de todo o processo de criação. “As rendas são desenhadas por mim em Londres, onde as tingimos à mão depois que chegam de Pesqueira (PE), onde são feitas por um grupo seleto de rendeiras”, diz a estilista. “Toda a coleção tem inspiração em lendas budistas e essa coisa de esconder e mostrar”, revela.

    A renda renascença é produzida a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em uma almofada. O entrelaçamento é então produzido com uma agulha comum, utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). As rendas demoram de semanas a um ano para ficar prontas, dependendo do tamanho. São únicas – como todas as peças de Mariana Jungmann.

Fonte de renda

    A origem da renda renascença data do século XVI na Europa, daí o nome renascença. Veio para o Brasil com os portugueses e foi ensinada em Pernambuco, no conventos e colégios internos. As rendeiras de Pesqueira têm nas criações de Mariana Jungmann uma fonte de renda segura e constante. “Temos preocupação e orgulho em com a ética em nosso trabalho”, diz a estilista.

    Goiana-paulistana, Mariana Jungmann veio a Londres estudar moda e ganhou, mesmo não sendo europeia, um concurso do governo britânico de incentivo a novos negócios e estabeleceu seu estúdio na cidade – sempre mantendo a renda como sua maior fonte de criação e conexão com o Brasil. “É incrível poder trazer de volta à Europa este trabalho tão exclusivo e delicado e a aceitação tem sido ótima”, festeja.

Veja o vídeo de Mariana Jungmann falando sobre seu trabalho no nosso Instagram.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate