Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ronaldo Fraga: manifestação contra uso de peles de animais na moda. Foto: aemoda.com.brDivulgaçãoRonaldo Fraga: manifestação contra uso de peles de animais na moda. Foto: aemoda.com.brDivulgação

Ronaldo Fraga contra peles de animais

(São Paulo, brpress) - Moda no Brasil precisa investir em tecnologia têxtil, em processos de criação, exigir de órgãos federais investimento no segmento orgânico e sustentável. Por Juliana Resende.

(São Paulo, brpress) – Não se sabe se vai acontecer de novo nesta São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece de 18 a 22/03. Mas a edição de junho de 2011 recebeu uma intervenção contra o uso de peles de animais em editoriais e eventos de moda no Brasil. A manifestação foi promovida pelo Move Institute (http://www.moveinstitute.org), que convidou Ronaldo Fraga para desenvolver uma ilustração sobre o tema, exposta no piso térreo da Bienal.

A ideia da ação foi chamar a atenção da indústria e do consumidor, que a moda no Brasil precisa investir em tecnologia têxtil, em processos de criação, exigir de órgãos federais investimento no segmento orgânico e sustentável. “Propomos mais uma vez que os estilistas que ainda, em meio ao caos ambiental, são capazes de utilizar peles de animais como matéria-prima, pensem sobre o assunto e entendam sua urgência”, dizia o comunicado do Move, que tem uma campanha permanente pelos direitos dos animais, a Move your ass for the animals! (Mexa-se pelos animais!).

Confinados

Vale lembrar que os animais utilizados na indústria da moda passam a vida confinados em cativeiro. agonizando em pequenas gaiolas para que, depois de abatidos, suas peles sejam utilizadas. Para o Move, “sofrimento e morte de animais não podem ser considerados ‘tendência’ de moda.”

O instituto ainda alfineta a mídia: “As editoras de moda passam a ser cúmplices deste mercado equivocado, ultrapassado e sem ética”, quando divulgam estilistas e peças que utilizam peles de animais.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate