Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

História do sutiã: do século 15 aos dias atuais. Foto: V&AHistória do sutiã: do século 15 aos dias atuais. Foto: V&A

Uma breve história do sutiã

Aniversário da descoberta do Lengberg bra, sutiã do século 15, coincide com expo Undressed, ideal para entender origens da peça.

(Londres, brpress) –  Em 17 de julho comemoram-se quatro anos do maior achado da arqueologia da roupa íntima: um sutiã do século 15 – o mais antigo de que se tem notícia.

Para celebrar a data, vale visitar a exposição Undressed: A Brief History of Underwear, em cartaz até março de 2017, no Victoria & Albert Museum, em Londres. A mostra subscreve mais de 250 anos de história do underwear, conta com palestras e cursos sobre o tema.

Lengberg bra

Segundo a historiadora de moda Hilary Davidson, do Museum of London, a descoberta do “Lengberg bra” (referência à região de Lengberg, na Áustria) tem o poder de “reescrever totalmente” a história do sutiã, que não pára de ser estudada e tem vasta presença na mostra Undressed.

O Departamento de Arqueologia da Universidade de Innsbruck descobriu a peça íntima nos porões de um castelo medieval.

Ame ou odeie

 Além de Hilary Davidson, conversamos com os curadores de Undressed, com o fundador da marca de lingerie britânica Agent Provocateur, Joe Corré (filho de Vivienne Westwood), com a designer de luxury contour Nichole De Carle e com o brasileiro Pedro Lourenço, estilista da La Perla e presente num vídeo na mostra do V&A.

A pergunta que não quer calar é: por que o sutiã é uma peça que vem sobrevivendo por mais de 500 anos entre o ame, como instrumento de sedução e feminilidade, ou odeie, como símbolo da dominação digno da uma fogueira.

Em junho, dias 4 e 5, a mostra Undressed promove o curso A Concise History of Underwear (“Uma História Concisa da Roupa Íntima).

Veja mais fotos na exposição no Pinterest.

#brpressconteudo #sutia #historiadosutia

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate