
Aberta temporada de negócios
(Fortaleza, brpress) - IX Feira da Música abre inscrições para shows de bandas e artistas de todo o país; coordenador fala sobre mudanças no mercado. Por Jarmeson de Lima.
(Fortaleza, brpress) – Pioneira no país no ramo de feira de negócios musicais, a Feira da Música de Fortaleza chega à sua 9ª edição neste ano. O evento, que está programado para acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto, tem inscrições para os artistas que desejam participar do evento, com apresentações ao vivo e pocket-shows até o dia 19 de março.
Em nove anos, Ivan Ferraro, organizador da Feira, presenciou o surgimento desta atual crise do mercado fonográfico e viu o próprio mercado brasileiro passar por períodos de instabilidade. “Quando começamos, a dita ‘crise da indústria fonográfica’ ainda não estava tão assumida. e nós queríamos exatamente criar novos caminhos para um mercado mais aberto e independente”, relembra.
Diferencial
O formato do evento, que agrega rodadas de negócios, debates, shows e oficinas, é um modo de se diferenciar de outros tipos similares que existem pelo país. “Feira é feira. Algo que é para ser vendido por algum interesse de compra. E assim também é com a música, que possui todos os itens que compõem as cadeias produtivas”, diz Ferraro. “Mas para nós, a Feira da Música de Fortaleza envolve também o lado humano da música”, enfatiza.
Nesse sentido, trata-se fundamentalmente de um grande encontro de pessoas que de alguma forma estão envolvidos com música: artistas, agentes, produtores, djs, radialistas, jornalistas, promotores, técnicos etc. No ano passado, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes e foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil, que agrega instituições públicas e privadas, músicos e produtores.
Aquecimento
Uma das novidades para este ano é a realização de diversas prévias entre abril e junho. “Estamos realizando também uma mostra que será também uma seletiva para agosto”, revela o organizador do evento. As prévias da Feira da Música acontecerão em três etapas, uma em cada mês, e dali sairão os artistas de Fortaleza que farão apresentações ao vivo em agosto.
O evento contará com uma curadoria para selecionar os grupos para as prévias e uma comissão de seleção para nomear os grupos que estarão na Feira também. Os grupos e artistas solo interessados podem participar da seleção preenchendo requisitos no site oficial da Feira.
Mais informações: www.feiradamusica.com.br .
(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)