Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Alessandra Leão: música que transcende ritmos e classificações étnicas.Beto FigueiroaAlessandra Leão: música que transcende ritmos e classificações étnicas.Beto Figueiroa

Alessandra Leão: cordão esticado

(Recife, brpress) - Recomendada por David Byrne, cantora pernambucana ex-Comadre Fulozinha resgata e moderniza ritmos do nordeste brasileiro em show no programa Rumos da Música, exibido pela TV Cultura, nesta segunda (04/01). Por Jarmeson de Lima.

(Recife, brpress) – Contemplada pelo Programa Petrobras Cultural, em 2008, a cantora pernambucana Alessandra Leão apresenta na TV Cultura, nesta segunda (04/01), às 23h30, seu novo trabalho intitulado Dois Cordões. O show faz parte da série Rumos da Música, que mostra, semanalmente, uma nova leva de artistas brasileiros selecionados pelo Programa Rumos Itaú Cultural.

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Participou da fundação do grupo Comadre Fulozinha, sendo este seu primeiro trabalho profissional. Nesses 12 anos de carreira, teve o privilégio de trabalhar com músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa e Zé Neguinho do Coco. Seu disco de estreia, Brinquedo de Tambor, foi lançado em 2006 e teve duas de suas faixas recomendadas na playlist do músico americano David Byrne.

Disco

Dois Cordões, lançado em outubro de 2009, é o segundo disco solo da musicista e é resultado de sua pesquisa pelos ritmos do nordeste, mais precisamente o samba de roda baiano, o coco de Pernambuco e o reizado alagoano. Na sua pesquisa, Alessandra se inspira em ritmos tradicionais e canções populares do interior das regiões já citadas.

A sonoridade de Alessandra Leão é de uma malemolência contagiante. Ao mesmo em que canta músicas de versos simples e repletos de referências folclóricas e de religiões afro-descendentes, ela segue acompanhada por um grupo refinado de instrumentistas que tocam guitarras e violas de 16, 7 e 6 cordas, tamborim e percussões diversas.

O resultado é uma música que transcende ritmos e classificações étnicas, revestida com camadas sofisticadas de timbres que mesclam harmonias e vocais. Em Dois Cordões, além de cantar e tocar percussão, Alessandra assina a co-produção do disco, cuja coordenação musical ficou a cargo de seu parceiro, guitarrista e principal arranjador Caçapa.

A maioria das músicas de Dois Cordões teve letra composta pela dupla, que ainda recebeu colaborações de Zé Neguinho do Coco e Juliano Holanda (guitarrista da Orquestra Contemporânea de Olinda).

  Ouça em http://www.myspace.com/alessandraleao .

(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate