
Beatles e Boyle salvam a pátria
(brpress) – Contrariando a complicada indústria fonográfica, garotos de Liverpool e revelação escocesa aumentam vendas de CDs na Inglaterra.
(brpress) – Um deles possui anos de credibilidade no cenário musical, o outro acaba de ingressar no ramo fonográfico, mas com o advento da Internet, colhe fama e fortuna em velocidade recorde. Os Beatles e a cantora escocesa Susan Boyle, revelada pelo programa caça-talentos Britain’s Got Talent, onde, com cabelos desgrenhados e vestuário cafona, embasbacou jurados e platéia, foram apontados como os causadores do primeiro aumento das vendas do mercado fonográfico inglês.
Após seis anos consecutivos de queda na vendagem de CDs, DVDs e músicas digitais, leiam-se arquivos no formato MP3, a balança da indústria musical fechou 2009 com o constante declínio do mercado físico, em 6%. Número compensado pelo expressivo aumento de 53% das vendas digitais.
Apesar da legião de fãs e colecionadores jamais abandonar os produtos do quarteto de Liverpool, o grande montante do lucro ficou mesmo a cargo de Susan Boyle, que obteve a maior e mais rápida vendagem de um álbum de estréia de todos os tempos.