Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Etnomusicologia grátis

(Fortaleza, brpress) - Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza oferece curso gratuito sobre estudo da música como cultura, a partir desta quarta-feira (08/09).
(Fortaleza, brpress) – A etnomusicologia é o estudo da música como cultura e, a partir desta quarta (08/09) até sexta-feira (10/09), a capital cearense recebe um curso gratuito sobre o tema, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, das 14h às 18h. É possível se inscrever até 08/09, no próprio local.

O interesse por pesquisas nesta área apareceu entre o final do século XIX e início do XX. Inclusive, muitos estudiosos acreditam que o surgimento deu-se graças à invenção do fonógrafo, em 1877, por Thomas Edison.

Ouvidos abertos

O curso, que vai apresentar painéis divididos em módulos com textos, temas sonoros, vídeos e história da música, visa proporcionar ao participante um conceito diferente de como ouvir, examinar e entender a música de um ponto de vista étnico, antropológico e cultural.  

O evento será ministrado pelo professor, músico, musicólogo e pesquisador, Schicco Sales.

Veja abaixo os temas a serem debatidos, divididos por dias:

Quarta-feira (08/09) – Etnomusicologia como disciplina, música na antiguidade, civilizações antigas, música medieval e demais períodos da história da música.

Quinta-feira (09/09) -Natureza do som, cultura e música, música e meio ambiente, e tradição e cultura popular.  

Sexta-feira (10/09) – Estruturas musicais, etnomusicologia aplicada, etnomusicologia no Brasil e World Music – A Globalização das Sonoridades.

Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza – Rua Floriano Peixoto, 941; (85) 3464-3108