Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Orquestra de LaptopsOrquestra de Laptops

Filarmônica futurista

(São Paulo, brpress) – Inusitada orquestra formada por 24 DJs e produtores que "tocam" laptops faz "não só música, mas arte e cultura eletrônica”, diz diretor a Felipe Kopanski.

(São Paulo, brpress) – Contrariando a visão clássica de uma orquestra, repleta de refinados instrumentistas, um novo modelo amparado por recursos tecnológicos recebe destaque ao “atualizar” esse conceito. Trata-se da inusitada Orquestra de Laptops, uma verdadeira filarmônica futurista, regida por 24 DJs.

Apesar de o termo já ser conhecido, existindo outros exemplos de conjuntos semelhantes, o grupo dirigido pelo artista multimídia Pablo Waldman começa a concretizar essa inovadora experiência sonora e visual.

Com participação do Fundo de Cultura da cidade de Santo André, o projeto conseguiu se tornar uma realidade para os “teimosos” idealizadores. Para tirar o sonho do papel, a justificativa foi clara e convincente: ampliar em nova dimensão os processos de criação e execução musical, ensinando, produzindo e divulgando coletivamente a música eletrônica experimental. E, de algum modo, buscar expandir o acesso aos diversos aparatos tecnológicos.

Sem maestro
 
“Existem muitas orquestras de laptops no mundo. Anteriormente, ao lado de Wilson Sukorski, eu mesmo fiz parte de outra. Mas, a dele é sem U (Orqestra). Aliás, a maioria dos integrantes presentes aqui estava lá. Porém, essa nossa é bem diferente. Está funcionado, e o melhor, conseguindo executar todas as propostas”, afirma o diretor Pablo Waldman.

“Outro diferencial é que não buscamos maestros. Formamos uma cooperativa e queremos que cada um busque contribuir com suas próprias experiências”, completa o artista multimídia.

Repertório

Entre as subdivisões do espetáculo, aparece: uma partitura “vitruviana”, inspirada no famoso desenho de Da Vinci; uma releitura da obra de Antonín Dvorak, intitulada Sinfonia do Novo Mundo; imagens conflitantes, que ilustram o desespero do fracasso econômico; e ainda, uma conversação interativa entre máquinas, gerada a partir de conceitos da teoria do caos e do efeito borboleta.

“É um espetáculo interdisciplinar e muito experimental, não só de música, mas de arte e cultura eletrônica”, define Pablo. Mesclando adaptações de partituras com instrumentos sintetizados, a Orquestra de Laptop conta com a coordenação musical de Laercio Iorio e Ronaldo Vetro.

Rodrigo Berg coordena a criação de imagens, programadas para as exibições ao vivo e improvisadas. Isso tudo somado à proposta de conversação de máquinas de Bruno Pozzitrev, que mistura tecnofagia e fractais para gerar uma linguagem própria, totalmente inédita e interativa. No final, o termo orquestra acaba até simplificando essa atuação, no mínimo inovadora e curiosa.

Instalada na cidade de Santo André, no Espaço Sabina (Escola Parque do Conhecimento), a Orquestra de Laptops apresentará suas propostas ao público visitante todos os sábados, das 10h às 12h,  até o dia 29/05. Lá o grupo se reúne para acertar os últimos detalhes da montagem do espetáculo, que passará a ser exibido no mês de junho. Inscrições gratuitas.

Escola Parque do Conhecimento – Rua Juaquiá, 135; (11) 4479-2744
 
(Felipe Kopanski/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate