
Filme revala toda genialidade de George Martin
(brpress) - Documentário mostra trajetória do jovem produtor que contratou uma ainda mais jovem banda de Liverpool, recusada por todas as gravadoras. Por Fabian Chacur
(brpress) – Há exatos 50 anos, o jovem produtor britânico George Martin resolveu contratar uma ainda mais jovem banda de Liverpool que havia sido recusada por literalmente todos os seus concorrentes, incluindo a matriz do conglomerado do qual seu humilde selo Parlophone fazia parte, a EMI.
Houve até quem o ironizasse. Gostaria de ver a cara desses detratores hoje…Graças a essa decisão arriscada, o tal produtor, Sir George Martin, deu a primeira e decisiva chance para que os Beatles pudessem exibir seu talento. Nos anos seguintes, eles não só dominariam o mundo como se tornariam o mais importante grupo de música da história, seja qual for o seu estilo musical. Beatles For Ever!
Para quem deseja saber um pouco mais sobre a vida desse profissional incrível e ser humano aparentemente adorável, acaba de sair por aqui, via ST2, o documentário Produced By George Martin (Reino Unido, 2012), que foi exibido na edição 2012 do Festival de Documentários Musicais In-Edit.
Mito
Ali, temos o relacionamento entre ele e os Beatles como tema principal, incluindo entrevistas recentes com Paul McCartney e Ringo Starr ao lado do mestre. Mas a trajetória desse verdadeiro mito da música, nascido no Reino Unido em 3 de janeiro de 1926, é apresentada em toda a sua amplitude, indo além de “apenas” relacionar sua vida com os Fab Four.
Do início como estudante de música aos tempos da II Guerra Mundial, o emprego como produtor na EMI, a conquista do cargo de diretor artístico do selo Parlophone, a produção de discos de comédia com o ator Peter Sellers e a descoberta de John, Paul, George e Ringo estão aqui.
Outra bandas
Também temos outros momentos marcantes de seu extenso currículo. Entre eles, o trabalho de Martin com grupos como America, Mahavishnu Orchestra, Jeff Beck e outros, a criação de seu próprio estúdio, o Air, a forma como a versão caribenha, situada na ilha de Montserrat, foi devastada por uma dessas terríveis manifestações da natureza, e de como ele luta contra a surdez. O relacionamento com o filho, o também produtor Gilles, é outro foco bacana da atração bancada pela BBC.
Além do filme, o DVD traz como atrativo 52 minutos de material adicional, o que torna a experiência de conhecer um pouco da vida de George Martin ainda melhor. Meu amigo Raul Bianchi teve a honra de conhecer esse cara pessoalmente, quando Sir George Martin veio ao Brasil. É para se roer de inveja! Mas ao menos temos este DVD para minorar nosso prejuízo…
(Fabian Chacur/Especial para brpress)
Assista ao trailer de Produced By George Martin: