Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Bob Marley: legado musical espetacular. Foto: Divulgação/punkrockparents.net Bob Marley: legado musical espetacular. Foto: Divulgação/punkrockparents.net 

Kaya, de Bob Marley, repaginado

(brpress) - Para celebrar os 35 anos de lançamento deste disco, Universal Music acaba de lançar no Brasil reedição luxuosa. Por Fabian Chacur.

(brpress) – Depois de ser vítima de um atentado na Jamaica, que quase custou sua vida e a de sua mulher, Rita, Bob Marley  (1945-1981) se mudou em 1977 para Londres. Lá, gravou uma série de canções que foram distribuídas em dois álbuns. Um, Exodus, saiu naquele mesmo ano e é considerado um de seus trabalhos mais bem-sucedidos.
    O outro, Kaya, chegou às lojas em 1978, não teve tanta repercussão, embora inclua um hit de proporções monstruosas: Is This Love. Como forma de celebrar os 35 anos de lançamento deste disco, a Universal Music acaba de lançar no Brasil uma reedição luxuosa que nos dá a oportunidade de reavaliar este belo trabalho do eterno rei do reggae.

    Kaya é um álbum menos centrado na parte política da obra de Marley, concentrando-se mais em canções de amor e espiritualidade. Sua sonoridade é mais doce, pop e delicada do que a de Exodus, equivalendo a uma espécie de irmão mais tranquilo daquele álbum marcante. Mas ambos são ótimos, cada qual com suas peculiaridades.

   Além do megahit, o disco inclui maravilhas como a cativante Easy Skanking, a envolvente Time Will Tell e as deliciosas Sun Is Shining e Satisfy My Soul. As sutilezas de seus arranjos aparecem com mais intensidade a cada nova audição, permitindo diferenciar melhor uma canção da outra e sentir suas riquezas melódicas e líricas.

Pacote completo

    A nova edição de Kaya inclui capa digipack tripla, um belíssimo encarte com 28 páginas repletas de fotos, texto impecável sobre o álbum, letras de todas as canções e ficha técnica completa das gravações, que foram feitas nos estúdios da Island Records, em Londres.

    Não bastasse tudo isso, temos ainda um segundo CD, que inclui gravação feita ao vivo, em 7 de julho de 1978, de um show realizado por Bob Marley e sua banda The Wailers na cidade holandesa de Rotterdam. Em performance inspirada, ele interpreta duas canções de Kaya, três de Exodus e clássicos de seu repertório, como No Woman No Cry, Get Up Stand Up e I Shot The Sheriff. São 13 músicas, em versões soltas e estendidas em relação às gravações de estúdio.

    Essa impecável reedição de Kaya é mais uma prova de que nenhum dos discos de carreira lançados por Bob Marley na Island Records pode ser subestimado. Todos são bons, cada qual do seu jeito, e merecem ser apreciados por quem gosta não só de reggae, mas de música de qualidade em geral.

    Bob Marley nos deixou um legado musical espetacular que será cultuado para sempre.

(Fabian Chacur/Especial para brpress)

Ouça Is This Love, com Bob Marley & The Wailers:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate