Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Madeleine Peyroux: novas fronteiras em novo disco.DivulgaçãoMadeleine Peyroux: novas fronteiras em novo disco.Divulgação

Madeleine Peyroux: desafio em novo CD

(brpress) - Não satisfeita somente em com habilidades vocais, cantora quis gravar composições próprias, com parceiros como Bill Wyman, além de Dylan, Beatles e Johnson.

(brpress) – Madeleine Peyroux volta a dar o que falar entre seus admiradores brasileiros, com o lançamento do novo e quinto disco Standing On the Rooftop (Emarcy/Decca/ Universal Music), no Brasil. Afinal, o país é o segundo com mais fãs da cantora franco-americana no Facebook; o primeiro são os EUA.

Não satisfeita somente com suas habilidades vocais, Peyroux desafiou a si mesma para gravar um álbum com composições próprias e expandir as fronteiras de sua música.

“Queria explorar alguns sons novos”, diz ela, que se tornou conhecida no mundo pelo álbum Careless Love, de 2004. “Venho gravando minha voz e meu violão juntos há tempo suficiente, para saber que esse não era o limite”, conclui.

Produção

No início deste ano, Peyroux entrou num estúdio de Nova York com o produtor Craig Street, mais conhecido por seu trabalho com k.d. lang, Norah Jones e Cassandra Wilson. Para materializar o desejo de sair da zona de conforto, Peyroux e Street trouxeram músicos de renome, como o guitarrista Mark Ribot, a baixista Meshell Ndegeocello e o lendário pianista de Nova Orleans Allen Toussaint.

Peyroux, que recebeu o prêmio de Melhor Artista Internacional de Jazz, no Jazz Awards da BBC, em 2007, não perdeu sua capacidade para reinventar uma letra, com sua elaborada nuance de matizes vocais. Mas ampliou sua paleta musical nesse novo álbum, abraçando um som de raízes americanas.

Leia-se um cover de Love in Vain, de Robert Johnson, música que Madeleine Peyroux estava, inicialmente, reticente em abordar. “Cresci ouvindo as músicas de Robert Johnson e pensei que fosse difícil gravar minha versão para elas”, diz ela.

Standing On the Rooftop traz ainda Lay Your Sleeping Head, My Love (adaptada do poema homônimo de W. H. Auden), passando por Super Hero e Don’t Pick a Fight With a Poet. Peyroux também subverteu seus métodos. “Em Fickle Dove, comecei pela música ao invés da letra”, conta. “É a única vez que me lembro de ter feito isso”.

Bill Wyman, Dylan e Beatles

Peyroux escreveu sozinha, bem como com colaboradores, incluindo o ex-Rolling Stone Bill Wyman. Os dois se conheceram quando ele se aproximou dela em um festival de jazz, em Nice, na França. “Ele estava no festival para ver B.B. King e me disse: ‘Sou seu fã, tenho todos os seus discos.’ E eu fiquei realmente muito surpresa”, lembra ela.

Esse encontro se transformou em uma semana de composição, em Londres. “Eu ia vê-lo todos os dias. Nós trabalhamos em muitas canções. Houve momentos em que eu pensava: ‘Eu estou sentada aqui com um ex-Rolling Stone!’, quando ele me contava histórias. Mas Bill é incrivelmente pé no chão e humilde, além de muito gentil”, diz.

“Ele tinha um monte de chá e eu tinha um monte de café”, lembra Peyroux. Essas sessões de gravação abastecidas com cafeína renderam a música funky The Kind You Can’t Afford.

Resultado: suas canções inéditas estão lado a lado com um punhado de outros covers, além de Love in Vain, como I Threw It All Away, de Bob Dylan, e Martha My Dear, dos Beatles, com direito a banjo.

Preço médio de Standing On the Rooftop: R$ 30,00.

Site oficial de Madeleine Peyroux: http://www.madeleinepeyroux.org

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate