Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Banda NNNEEEMMM legitimam novo conceito de autonomia musical.orgiaparaouvidos.files.wordpress.comBanda NNNEEEMMM legitimam novo conceito de autonomia musical.orgiaparaouvidos.files.wordpress.com

NNNEEEMMM aí para o indie

(brpress) - Duo fez tudo sozinho: produziu, gravou, fez arte da capa e vai distribuir gratuitamente seu primeiro EP, de notável originalidade. Detalhe: sem pisar num estúdio. Por Felipe Kopanski.

(brpress) – Intitulada NNNEEEMMM, o duo formado por Fellipe “Topo” Vergani e Pedro Keppler destaca-se ao apresentar um novo e curioso modelo de produção musical, que visa uma maior independência sonora aliada ao baixo custo. Sem nunca ter pisado em um estúdio, a dupla acaba de lançar seu primeiro EP, tendo assinado inteiramente todo processo de elaboração, como músicas, mixagem, arte, encarte e, até mesmo, a distribuição.

 Inspirados por conjuntos da cena art-punk e fiéis seguidores do mandamento Do It Yourself (“Faça você mesmo”), do final da década de 1970, a dupla quase não teve gastos para elaborar o primeiro disco. A influência da autonomia no processo de produção age diretamente na própria sonoridade apresentada, que usa e abusa de experimentalismos e distorções. Detalhe: todas as músicas foram gravadas em um quarto normal, com cama, armários, etc.

  “Temos uma visão bem precisa do que queremos fazer e como queremos. Não há como fazer um trabalho honesto dependendo tanto assim de outros. Sejam eles amigos, fãs, formadores de opinião ou até mesmo membros da banda – você tem idéia de como é difícil fazer quatro pessoas concordarem com uma idéia?”, indaga o músico e jornalista Pedro Klepper.

  A simplicidade no modo de criação das músicas não limita a liberdade de experimentar novas fórmulas, talvez uma das únicas metas defendidas pela banda. Como principal referência, Keppler cita os grupos Swell Maps e Wire, marcados por sempre trazer novas propostas sonoras a cada lançamento. O Wire lançou discos em 1977, 1978 e 1979 completamente diferentes um do outro, mantendo uma autenticidade difícil de ser comparada.

  “Você não precisa saber mais que dois acordes para ter uma banda. Não precisa de dinheiro e, talvez, nem de instrumentos; é fácil, é barato, vá e faça. A única coisa que uma banda precisa é liberdade criativa”, acredita Keppler. Mesmo sem se preocupar com possíveis rótulos, o grupo NNNEEEMMM traz uma proposta diferente dos grupos tidos como underground. “Isso é mais sobre ser independente do que ser indie. O indie é apenas uma classificação para o mercado para enganar as pessoas, como se elas ouvissem algo muito diferente do lixo que a mídia passa adiante. No final das contas, a maioria das bandas chamadas indie fazem o mesmo jogo que qualquer banda de gravadora”, completa.

  Radical e nonsense

  Ainda sobre a simplicidade no processo de criação, Keppler revela: “Depois de conseguir um programa, foi questão de tempo e prática para aprender a manusear e operar o nosso próprio ‘estúdio’. Não é o mesmo resultado que uma gravação profissional, óbvio, porque não somos. Mas nem as gravações profissionais conseguem ser muito profissionais: é melhor perder em qualidade técnica do que ter alguém que não pensa como nós manipulando nosso trabalho”.

Para acompanhar a surpreendente sonoridade, teoricamente adversa, o próprio nome da banda se distancia de um significado próprio, aparecendo quase como uma onomatopéia. Nas músicas, o conceito é o mesmo: algumas não possuem refrão e, também, todas fogem de uma estrutura convencional.

  Próximos passos

  Sem deixar de lado a proposta de autonomia e independência, a banda já começa a trabalhar seu próximo EP. Além da nova produção, que deve se diferenciar o máximo possível do disco anterior, a dupla tem planos de também prensar discos em vinil e, também, começar a realizar alguns shows.   Para ouvir e baixar as seis músicas do primeiro EP da banda: http://www.lastfm.de/music/NNNEEEMMM

  (Felipe Kopanski/Especial brpress)  

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate