Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Noel Gallagher: tranquilo sem a companhia do irmão. Lawrence Watson/DivulgaçãoNoel Gallagher: tranquilo sem a companhia do irmão. Lawrence Watson/Divulgação

Noel Gallagher: sem rancor?

(São Paulo, brpress) - Ovacionado em SP com Don't Look Back in Anger, ex-Oasis diz que tira de letra fase solo e abusa da ironia e humor em entrevista. Por Fabian Chacur.

(São Paulo, brpress) – Noel Gallagher foi ovacionado logo de cara em seu primeiro show no Brasil com seu projeto solo, High Flying Birds, na última quarta (02/05), no Espaço das Américas, em São Paulo. O motivo: ele fechou com Don’t Look Back in Anger (‘Não Olhe Pra Trás com Rancor’, em livre tradução) e a plateia – composta majoritariamente de fãs da finada banda Oasis – veio abaixo.  E deve repetir a dose no Rio nesta quinta (03/05), onde o grupo se apresenta no Vivo Rio.

    A música, um dos muitos sucessos do Oasis, funciona como metáfora para o momento atual de Noel. O guitarrista sempre teve como marca a língua solta e ferina. Durante quase 20 anos, ele deu provas dessa irreverência como principal compositor do Oasis, uma das mais bem-sucedidas bandas da história do rock britânico. Com o fim do grupo e de sua parceria com o irmão (e cantor) Liam, em 2009 – depois de muita briga e lavação de roupa suja –, Noel partiu para uma empreitada individual, o Noel Gallagher’s High Flying Birds, cujo nome teve como inspiração uma música do grupo americano Jefferson Airplane.

    Antes dos shows no Brasil, Noel Gallagher concedeu entrevista coletiva à imprensa, em São Paulo. Falou da edição especial do disco Noel Gallagher’s High Flyig Birds (que inclui um DVD bônus com making of do álbum e do clipe de The Death Of You And Me), de futebol, dos shows, do seu primeiro álbum pós-Oasis…..Só não tocou no nome de Liam, embora tenha soltado por mais de uma vez um irônico “vocalistas são idiotas” ao ser questionado se pensou em incluir um cantor em seu novo grupo.

    Leia a seguir os melhores trechos da coletiva de Noel Gallagher em São Paulo:

Em recente entrevista, Damon Albarn (ex-Blur) disse que vocês irão compor algo juntos. Você confirma essa informação?
Noel Gallagher – Talvez… (risos). Parcerias são sempre complicadas, fiz poucas até hoje. Mas não descarto, tudo pode acontecer. Também não penso em gravar um álbum em colaboração com outro artista, mas quem sabe? Se o Paul McCartney estiver em um momento ruim de sua carreira, eu poderia ajudá-lo, mas não acho isso provável. (risos)

Você pretende lançar um novo álbum em 2012? É verdade que esse projeto foi adiado por causa do sucesso de Noel Gallagher’s High Flying Birds?
Noel Gallagher – A turnê será encerrada no dia 5 de novembro, e depois pretendo tirar umas boas férias. O novo disco ainda está sendo gravado, não penso em retomar o trabalho antes dessas férias.

Você está cantando algumas canções antigas, dos tempos do Oasis, nos shows solo. Como você as escolheu?
Noel Gallagher – As pessoas gostam de ouvir músicas antigas, e gosto de dar ao público o que ele quer. Escolhi músicas que gosto de cantar, e não tínhamos tanto material para o show, só com as músicas do novo disco. E o público parece gostar cada vez mais das canções antigas, parece que essas músicas ganham novo significado com o decorrer dos anos.

Você teve alguma dificuldade para iniciar a carreira solo?
Noel Gallagher – Foi mais fácil iniciar a carreira solo, pois agora eu decido sozinho o que vou fazer, estou mais no controle do que antes. O Oasis foi uma ótima experiência que durou quase 20 anos, mas o meu prazer com o que faço atualmente é comparável ao do início da minha carreira com o Oasis.

No Oasis você era o guitarrista. Agora, você também canta e é o centro das atenções. Como está sendo agora encarar essa nova responsabilidade, ser o centro das atenções? Chegou a pensar em contratar um vocalista para esse projeto?
Noel Gallagher – Não quero competir com o Oasis, nem montar um grupo igual. Cheguei a pensar em um microsegundo em ter um cantor para o projeto, mas cantores são idiotas(risos)! Deixando os holofotes em mim, que não sou um idiota, as coisas ficaram melhores.

O seu time, o Manchester City, está bem próximo de ser campeão inglês pela primeira vez. Qual a sua expectativa, e como encara o fato de isso ocorrer depois do fim do Oasis, que tanto divulgou esse clube?
Noel Gallagher – É a maior chance de todos os tempos de o Manchester City ser campeão, embora a fatura ainda não esteja decidida. E é irônico eu estar aqui na América, e só retornar à Inglaterra um dia depois do último jogo do campeonato, pois não poderei estar nos estádios acompanhando os últimos jogos. Se eu soubesse que precisaria sair do Oasis para ver o City campeão, teria saído após ganhar meus primeiros 20 milhões de libras. (risos).

Você realmente pensa em vir ao Brasil em 2014 para assistir à Copa do Mundo de Futebol? E qual a sua expectativa em relação à seleção inglesa?
Noel Gallagher – Penso, sim, em vir ao Brasil junto com meus dois filhos e minha mulher para ver os jogos. Acho que a Copa no Brasil será ótima, e que a final será entre Brasil e Espanha. Se vocês não ganharem, provavelmente vão querer matar o seu técnico! Acho que a seleção inglesa não tem chances, só voltará a ganhar quando jogar de novo em casa.

Você já disse que não tem ídolos, que encara os músicos de que mais gosta como pessoas normais. Como encara a idolatria que existe em torno de você?
Noel Gallagher – Escrevo canções que importam para mim. Se as pessoas as entendem e gostam delas, acho muito bom. Só quero ser um ídolo para meus filhos e para a minha mulher. Não entendo essa coisa de idolatria.

Qual a sua expectativa em relação aos shows no Brasil, e quantos músicos que estiveram no álbum estão o acompanhando nesses shows?
Noel Gallagher – Dos cinco músicos que estão comigo na turnê, só dois tocaram no disco. Toda vez que toquei no Brasil os shows foram fantásticos, espero que este seja ótimo também. Senão, cabeças vão rolar! (risos)

(Fabian Chacur, do Mondo Pop/Especial para brpress)

Setlist do show do Noel Gallagher’s High Flying Birds em São Paulo:

(It’s Good) To Be Free
Mucky Fingers
Everybody’s on the Run
Dream On
If I Had a Gun…
The Good Rebel
The Death of You and Me
Freaky Teeth
Supersonic
(I Wanna Live in a Dream in My) Record Machine
AKA… What a Life!
Talk Tonight
Soldier Boys and Jesus Freaks
AKA… Broken Arrow
Half The World Away
(Stranded On) The Wrong Beach

Bis
Let the Lord Shine a Light on Me
Whatever
Little By Little
Don’t Look Back In Anger

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate