Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Dona Onete: carimbó chamegado sucesso na Virada Cultura de SPnoticiasfoliacultural.blogspot.comDona Onete: carimbó chamegado sucesso na Virada Cultura de SPnoticiasfoliacultural.blogspot.com

O Pará é pop

(brpress) - Terruá Pará, nesta sexta e sábado (24 e 25/06), em SP, e Arraial do Boi da Pavulagem, domingo (26/06), em Belém, reúnem novos e ecléticos artistas paraenses. Por Jarmeson de Lima.

(brpress) – Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Pio Lobato e Gaby Amarantos, vulgo Beyoncé do Pará. Conhece? Não? Pois a brpress te apresenta os artistas paraenses que, em breve, devem estar na boca do povo. Os quatro, entre outros, fazem parte da programação do Terruá Pará, evento que acontece nesta sexta e sábado (24 e 25/06), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e que, a partir de domingo (26/06), animam o Arraial do Boi da Pavulagem, na Estação das Docas, em Belém.

A terra do açaí, da guitarrada, do carimbó e (como esquecer?) do tecnobrega tem ainda muito mais a mostrar. E o elenco do Terruá Pará é bem representativo neste sentido, equilibrando o tradicional e o contemporâneo, com música para todos os gostos e potencial para conquistar espaço no mercado brasileiro – e internacional.

Gang do Eletro, etc

Estão no lineup do evento: Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Charme do Choro, Dona Onete, Sebastião Tapajós, Pio Lobato, Solano, Felipe Cordeiro, Quarteto de Cellos da Orquestra Jovem de Cellos da Amazônia, Paulo André Barata, Gang do Eletro – uma eletrizante mistura de carimbó, hip hop, funk carioca e, claro, electro (ouça e baixe aqui –, Carimbó Uirapuru de Marapanim e ainda as cantoras Lia Sophia e Luê Soares.

Alguns deles já viajaram bastante antes de se reunir em um só palco longe de Belém. Felipe Cordeiro, apontado por muitos como revelação de 2011 na música brasileira, vem com disco no segundo semestre, produzido por André Abujamra, e foi uma das atrações do Rec-Beat 2011, no Carnaval do Recife.

Pio Lobato foi um dos responsáveis pela revitalização da guitarrada, unindo os músicos Vieira, Curica e Aldo Sena, no projeto Mestres da Guitarrada. Foi ao lado deles que se apresentou na Feira Música Brasil, BH, no ano passado, e, mais recentemente, na Mostra Instrumental Contemporânea no Rio de Janeiro.

‘Carimbó chamegado’

Além de bons instrumentistas, o Pará tem também suas divas. Dona Onete, aos 72 anos, atração da última Virada Cultural em São Paulo, está lançando seu primeiro álbum só agora, com a ajuda dos jovens do Coletivo Radio Cipó, entre outros músicos.

Seu estilo ela batizou de “carimbó chamegado”, por ter origens no carimbó rural, mas permitir letras românticas atrevidas, que conquistaram fãs como a diva do tecnomelody Gaby Amarantos, conhecida como a Beyoncé do Pará.

“O babado aqui é forte”, comentou Gaby, ao se referir à energia contagiante do público. Esta celebração do pop do Pará tem seu ápice no tradicional Arrastão do Boi Pavulagem, uma manifestação cultural tão rica e diversificada quanto a música de lá. Em termos de público e importância na região, o Arrastão do Pavulagem só é comparado à celebração dos Bois de Parintins, no Amazonas.

Tomadas pelo Arrastão do Boi Pavulagem, as manhãs de domingo imprimem um brilho diferente a Belém, com os chapéus de fitas coloridas, a alegria, o batuque e, principalmente, a música. O cortejo reúne pessoas de todas as idades, cidades e tribos urbanas, desde jovens a famílias inteiras que acompanham o Arrastão da saída da Estação das Docas até o palco montado na Praça da República, aos pés do Theatro da Paz, no coração da capital paraense.

O Arraial do Pavulagem, que abraça diversas atividades – entre elas, a mais popular, o Arrastão – faz parte agora da rede do Conexão Vivo. A parceria foi estabelecida durante uma imersão realizada em Belém, no início de maio, entre produtores, artistas e gestores do programa nacional. Patrocinador oficial do Arraial, por meio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secult e Governo do Pará, o Conexão Vivo reúne mais de uma centena de projetos musicais de sete estados brasileiros entre shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs.

Pela web

O público que não puder estar presente no Terruá Pará ou no Arraial do Pavulagem terá ainda a chance de conferir ao vivo o que rola nos dois eventos pela internet. O Terruá Pará, em São Paulo, terá transmissão ao vivo pela Rádio, TV e Portal Cultura.

O Arraial do Pavulagem é transmitido online através da tecnologia 3G, pelo Twitter, via Twittcam, e pelo portal www.conexaovivo.com.br .

(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)

TERRUÁ PARÁ

Sexta e sábado (24 e 25/06) – 21h

Auditório Ibirapuera – Parque Ibirapuera, s/no. – São Paulo; www.auditorioibirapuera.com.br

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

ARRAIAL DO BOI PAVULAGEM

Domingo (26/06) e 03/07 – A partir das 9h

Escadinha do Cais da Estação das Docas – Belém

Grátis

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate