Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lilian Nakahodo e Grace Torres: pioneiras no Brasil na gravação integral da obra de John Cage ao vivo.Andressa Cor/DivulgaçãoLilian Nakahodo e Grace Torres: pioneiras no Brasil na gravação integral da obra de John Cage ao vivo.Andressa Cor/Divulgação

Pianistas gravam Cage ao vivo

(Curitiba, brpress) - Lilian Nakahodo e Grace Torres são as primeiras pianistas no Brasil a realizarem uma gravação integral da obra de John Cage ao vivo.
(Curitiba, brpress)  – A inclusão de pregos, parafusos, pedaços de plástico e borracha transformam o piano de cauda em uma orquestra de percussão. O que a princípio parece bárbaro, revela, no decorrer da audição, um mundo de sons graciosos, exóticos e sensíveis. E um feito inédito: as pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres são as primeiras pianistas brasileiras a realizarem uma gravação integral da obra de John Cage (1912 -1992) ao vivo.
O CD, baseado na obra do célebre compositor da vanguarda norte-americano, Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado: Recriação de um Antigo Instrumento, dá o tom do evento, que acontece sexta e sábado (18 e 19/02), no auditório do Teatro HSBC, às 20h.

No recital, com duração média de 70 minutos, será apresentado um ciclo de 20 peças, sendo 16 sonatas e 4 interlúdios, desta que é a obra considerada como uma das mais importantes de John Cage (1912-1992) e a que serviu de influência para outras criações do autor.

É uma obra muito interessante, que apesar de ser incomum apresenta um desenvolvimento bastante aprimorado e artístico. “Não é um improviso, é um trabalho que tem fundamentos bem sólidos”, comenta Vera Di Domênico, pianista e professora que assina a coordenação e direção musical do projeto.

Piano-orquestra

A gravação, que conta com o benefício do Programa de Incentivo Fiscal e do Mecenato Subsidiado do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, tem como objetivo divulgar a obra Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado (1946-1948), por meio da qual o compositor transformou o piano em uma orquestra de percussão e contribuiu de forma decisiva para a valorização da música no século XX e para o surgimento da música eletrônica.

A sonoridade de Cage é identificada com a filosofia oriental, inspirada nas orquestras de Gamelão, da Indonésia. O autor foi consagrado como o músico que concebeu o silêncio como parte fundamental e geradora da criação musical.

Sonatas e Interlúdios convidam o ouvinte a entrar no universo de emoções e sentimentos, em um passeio pelo erótico, heróico, encantamento, cômico, ódio, raiva, medo, tristeza e, finalmente, a tranqüilidade, que permite expressar por meio da música as emoções permanentes.

Obra de Cage

As interpretes Lilian e Grace, apreciado ras da obra de Cage, manifestaram o interesse em realizar a gravação em 2008 e receberam o apoio de Vera, que dirige atenção especial para obras contemporâneas. “Tomei contato com a obra no início da década de 80, quando estudava piano na Alemanha e me dedicava a desvendar os autores do século XX, quando me apaixonei especialmente pela obra deste compositor. Inclusive, tive interesse em gravá-la, porém, na época o acesso às gravações demandava de muitos recursos”, comenta.

Lilian Nakahodo vê na obra de Cage um rico material que merece ser divulgado de forma profissional. “No Brasil, temos poucos pianistas que se dediquem a esse repertório vasto deixado por autores do século XX. Por isso, decidimos embarcar neste projeto de uma gravação ao vivo, pois é um tipo de música que tem de ser apreciada no formato ao vivo”, observa . Grace Torres acha “uma honra, um grande orgulho e uma ousadia, ainda que modesta, gravar esta obra de John Cage, em 2011, em Curitiba”.

Quanto a escolha de gravar ao vivo, Grace comenta que ainda não sabe se a presença da platéia vai interferir no resultado final. “Achamos que sim e, se isso acontecer, estaremos indo totalmente ao encontro dos ideais musicais de Cage. Além disso, gravar ao vivo, com platéia traz um tipo de concentração e de vigor na interpretação que o público só ajuda a conquistar”.

Ingressos: R$ 5,00 – preço único. Desconto de 20% para clientes HSBC.

Teatro HSBC – Palácio Avenida – Avenida Luiz Xavier, 11; (41) 3315-0040 ou (41) 3777-6528

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate