Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ravi Shankar incentivou Harrison a promover primeiro grande show beneficente da história do rockRavi Shankar incentivou Harrison a promover primeiro grande show beneficente da história do rock

Ravi Shankar: mais que guru do ‘Beatle quieto’

(brpress) - Com a morte do citarista, na terça (11/12), aos 92, mundo pop perde mestre que iniciou os Beatles – e muita gente – na música clássica indiana. Por Fabian Chacur.

(brpress) – Uma das marcas da música dos Beatles foi a sua abertura no sentido de incorporar outras sonoridades além do rock and roll. Uma delas, a oriental, entrou no universo da banda de forma mais clara graças ao músico indiano Ravi Shankar, que morreu nesta terça-feira (11/12), aos 92 anos. Ele foi o guru de George Harrison.

Consta que o citarista conheceu George Harrison e Paul McCartney em 1966, em Londres. Não por acaso, foi naquele mesmo ano, no mitológico disco Revolver, que o “beatle quieto” lançou a música Love You To, com forte influência da música indiana.

Asa Branca

Esse tipo de som se mostraria presente em outros momentos de Harrison com os Beatles, entre as quais Within You Without You e The Inner Light. Esta última, por sinal, é bem curiosa, pois soa como um mix de música indiana com a famosa Asa Branca, de Luiz Gonzaga, fato que levou o célebre agitador cultural brasileiro Carlos Imperial a espalhar o boato de que os Beatles gravariam o clássico do Rei do Baião. E o povo na época acreditou!

Shankar influenciou também o ex-beatle em termos pessoais, levando o músico a investir em meditação e em um temperamento ainda mais introspectivo e reflexivo. Em 1971, Shankar incentivou Harrison a promover o primeiro grande show beneficente da história do rock, para Bangladesh, com a participação de Bob Dylan, Eric Clapton e outros astros do rock.

A amizade entre Ravi Shankar e George Harrison se manteve firme e sólida até a morte do ex-beatle, em 2011. O autor de Something disse, certa vez, que Shankar foi a primeira pessoa que realmente o impressionou em toda a sua vida. E olha que ele conheceu muita gente do primeiro escalação da música…

Aliás, Shankar se mostrou figura importante em dois festivais de música que ajudaram o rock a se expandir em termos de público e importância cultural: os festivais de Monterey (1967) e de Woodstock (1969). Ele tocou em ambos, ajudando a tornar a música indiana mais conhecida no resto do mundo.

Norah Jones

O citarista indiano nos deixou duas filhas cantoras, Anoushka Shankar e a popularíssima Norah Jones, que teve em relacionamento fora do casamento e com quem não mantinha contato habitual. Mesmo assim, Norah acabou cancelando os shows que faria esta semana no Brasil em Porto Alegre, Rio e São Paulo para ir se despedir do pai.

(Fabian Chacur/Especial para brpress)

Ouça Prabhujee, com George Harrison e Ravi Shankar:

https://www.youtube.com/watch?v=pFnyg3YhuP4
Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate