Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tias Baianas Paulistas: homenagem à tradicional ala das principais escolas de samba de São Paulo.limao.com.brTias Baianas Paulistas: homenagem à tradicional ala das principais escolas de samba de São Paulo.limao.com.br

Série exalta samba de paulista

(São Paulo, brpress) – A partir desta sexta (08/01), a série Comunas do Samba presta homenagem à tradição das comunidades paulistanas que preservam o samba de raiz. Por Felipe Kopanski.

(São Paulo, brpress) – A partir desta sexta-feira (08/01), às 21h, começa, no Sesc Pompéia, a primeira edição do projeto musical Comunas do Samba, que presta uma verdadeira homenagem ao samba de raiz, destacando a presença de importantes e tradicionais comunidades sambistas paulistanas. No palco, oito clássicos grupos e mais um convidado aparecem para mostrar as batidas consagradas do gênero genuinamente brasileiro.

  A série de shows de samba de raiz, que ocorre toda sexta e sábado durante o mês de janeiro, abre espaço para as tradicionais comunidades mostrarem ao público o importante papel social de resgate do samba paulistano, contando com a participação de Rua do Samba/Samba Autêntico, Tias Baianas Paulistas, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Roda de Samba Ouro Verde, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Kolombolo Diá Piratininga e Passado de Glória.

  Apesar do samba não ser de origem paulistana, na última década, diversas comunidades se destacaram ao mostrar o valor de comunhão, união e confraternização que existe entre seus freqüentadores quando o assunto é samba. A preocupação dos grupos com a preservação do samba raiz fez nascer diferentes formas de abordar o tema e, principalmente, contribuiu para manter o samba paulista vivo e presente no cotidiano de cada região.

  Início autêntico

  Com a responsabilidade de abrir a série Comunas do Samba e, também, ilustrar melhor a intenção deste projeto, o grupo Samba Autêntico apresenta ao público toda a ginga do Largo General Osório, localizado no bairro da Luz. Com a participação da cantora Virgínia Rosa, a banda da região do centro de SP conhecida como “Cracolândia” – pelo aglomero dos viciados e de traficantes –, mostra como o samba pode ser um instrumento de socialização.

Tias Baianas Paulistas

  O segundo dia da atração, no próximo sábado (09/01), às 21h, destaca a presença do grupo Tias Baianas Paulistas, idealizado por Valtinho das Baianas, entre 1994 e 1995. O projeto faz uma homenagem à tradicional ala do carnaval com a presença das baianas das principais escolas de samba de São Paulo. Para comandar esta verdadeira aula de samba, o grupo ainda contará com a sambista Dona Inah.

  Completando a programação, o Comunas do Samba ainda apresentará mais seis grupos até o final de janeiro, entre eles:  Samba da Laje (15/01), Pagode do Cafofo (16/01), Roda de Samba Ouro Verde (22/01), Núcleo de Samba Cupinzeiro (23/01), Kolombolo Diá Piratininga (29/01) e Passado de Glória (30/01).

  (Felipe Kopanski/Especial para brpress)   Ingressos: R$ 4,00 a R$ 16,00.

Sesc Pompéia – Rua Clélia, 97; (11) 3871-7700  www.sescsp.org.br

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate