
Série exalta samba de paulista
(São Paulo, brpress) – A partir desta sexta (08/01), a série Comunas do Samba presta homenagem à tradição das comunidades paulistanas que preservam o samba de raiz. Por Felipe Kopanski.
(São Paulo, brpress) – A partir desta sexta-feira (08/01), às 21h, começa, no Sesc Pompéia, a primeira edição do projeto musical Comunas do Samba, que presta uma verdadeira homenagem ao samba de raiz, destacando a presença de importantes e tradicionais comunidades sambistas paulistanas. No palco, oito clássicos grupos e mais um convidado aparecem para mostrar as batidas consagradas do gênero genuinamente brasileiro.
A série de shows de samba de raiz, que ocorre toda sexta e sábado durante o mês de janeiro, abre espaço para as tradicionais comunidades mostrarem ao público o importante papel social de resgate do samba paulistano, contando com a participação de Rua do Samba/Samba Autêntico, Tias Baianas Paulistas, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Roda de Samba Ouro Verde, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Kolombolo Diá Piratininga e Passado de Glória.
Apesar do samba não ser de origem paulistana, na última década, diversas comunidades se destacaram ao mostrar o valor de comunhão, união e confraternização que existe entre seus freqüentadores quando o assunto é samba. A preocupação dos grupos com a preservação do samba raiz fez nascer diferentes formas de abordar o tema e, principalmente, contribuiu para manter o samba paulista vivo e presente no cotidiano de cada região.
Início autêntico
Com a responsabilidade de abrir a série Comunas do Samba e, também, ilustrar melhor a intenção deste projeto, o grupo Samba Autêntico apresenta ao público toda a ginga do Largo General Osório, localizado no bairro da Luz. Com a participação da cantora Virgínia Rosa, a banda da região do centro de SP conhecida como “Cracolândia” – pelo aglomero dos viciados e de traficantes –, mostra como o samba pode ser um instrumento de socialização.
Tias Baianas Paulistas
O segundo dia da atração, no próximo sábado (09/01), às 21h, destaca a presença do grupo Tias Baianas Paulistas, idealizado por Valtinho das Baianas, entre 1994 e 1995. O projeto faz uma homenagem à tradicional ala do carnaval com a presença das baianas das principais escolas de samba de São Paulo. Para comandar esta verdadeira aula de samba, o grupo ainda contará com a sambista Dona Inah.
Completando a programação, o Comunas do Samba ainda apresentará mais seis grupos até o final de janeiro, entre eles: Samba da Laje (15/01), Pagode do Cafofo (16/01), Roda de Samba Ouro Verde (22/01), Núcleo de Samba Cupinzeiro (23/01), Kolombolo Diá Piratininga (29/01) e Passado de Glória (30/01).
(Felipe Kopanski/Especial para brpress) Ingressos: R$ 4,00 a R$ 16,00.
Sesc Pompéia – Rua Clélia, 97; (11) 3871-7700 www.sescsp.org.br