Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tom Zé é um dos músicos a se apresentar no Festival BrasilTom Zé é um dos músicos a se apresentar no Festival Brasil

Verão londrino canta Brasil

(Londres, brpress) - Festival Brazil acontece de junho a setembro no Southbank Centre, com a missão de desconstruir o clichê samba-futebol. Por Carol Nunes.

(Londres, brpress) – O maior centro cultural do Reino Unido, o Southbank Centre, anunciou na manhã desta terça-feira (09/02), a realização do Festival Brazil, no verão deste ano. O evento que acontece entre os dias 19 de junho e 5 de setembro, trazendo música, artes visuais, dança e literatura, entre outras manifestações culturais tradicionais do país.

    “Há 20 anos o povo brasileiro escuta que o Brasil é o país do futuro, mas esse futuro extraordinário está sendo vivido agora”, acredita a diretora artística do Southbank Centre, Jude Kelly. Suas palavras  ganham reforço se considerarmos que recentemente o país estampou a capa de uma das principais revistas econômicas do mundo, The Economist, como sendo “um grande sucesso na América Latina”. Além disso, sedia a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

    Nem tão novos baianos

    Ainda de acordo com a diretora artística, o objetivo do Festival Brazil é criar em Londres a mesma emoção que se tem durante o Carnaval, “quando todos se unem para celebrar a mesma festa, criando uma atmosfera de expressão cultural, alegria e união”. Para isso, estão confirmadas apresentações dos cantores Gilberto Gil, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, AfroReggae, Tom Zé e Os Mutantes.

    A lista de convidados inclui ainda os artista Ernesto Neto e Gringo Cárdia; os desenhistas Fábio Moon e Gabriel Ba e os irmãos Campana. Paralelamente haverá atividades de dança de salão, futebol, oficinas de fantasias de Carnaval e capoeira. Com o London Literature Festival, a literatura brasileira também estará presente, tendo como convidados os escritores Sócrates e Milton Hatoum, entre outros.

    Samba e futebol

    Em Londres, na margem sul do rio Tâmisa e tendo como vizinho um dos mais famosos cartões postais da cidade, a roda gigante London Eye, o Southbank Centre vai incorporar o verde-e-amarelo com a missão – e o convite sedutor – de fazer os britânicos e o mundo que se encontra em Londres (fala-se cerca de 80 línguas na metrópole), reconsiderarem a cultura brasileira além do clichê samba e futebol

    Jude lembra que os clichês não podem ser ignorados, mas enfatiza que a programação vai cobrir “do coco ao samba, mas passando pela cultura das ruas, como o grafite, pela Amazônia e a sustentabilidade e até mesmo pelas populares festas juninas, sem ignorar as adversidades que o povo enfrenta, como a violência”. O representante da Embaixada do Brasil em Londres, Eduardo Roxo, lembrou que até as telenovelas estarão presentes no evento, como elemento representativo da cultura brasileira.

    O Festival Brasil dá continuidade a um programa de seu patrocinador, o banco HSBC, que em 2008 promoveu a China em atividade semelhante, e a Índia ano passado, numa tentativa de estreitar relações com os mercados emergentes. “Num mundo globalizado, é importante se interar sobre outras culturas para poder entendê-las e aproveitá-las”, disse Stephen Green, presidente do Grupo HSBC Plc.

Mais informações:
www.southbankcentre.co.uk/brazil; +44 (0)844 847 9910

(Carol Nunes/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate