
Verão tropicalista em João Pessoa
(João Pessoa, brpress) - Shows com artistas da Tropicália e grupos locais compõem a programação da estação quente de 2010 na capital paraibana, que promete fever a Praia de Tambaú e o Ponto de Cem Réis. Por Jarmeson de Lima.
(João Pessoa, brpress) – Artistas que fizeram parte da história da música brasileira e que ficaram reconhecidos pelo movimento Tropicalista vão aportar em João Pessoa em 2010. Gilberto Gil, Mutantes e Jorge Ben farão parte da programação do projeto Estação Nordeste, que acontecerá nos finais de semana de janeiro do novo ano que se aproxima. Mas antes da virada do ano, o público poderá conferir outras atrações. Até o dia 29/12, sempre a partir das 18h, o projeto Música do Mundo reúne músicos locais e internacionais. Na lista estão Vitor Araújo e Rivotrill, o guitarrista paulistano Lanny Gordin, o argentino Chango Spasiuk, Heraldo do Monte, Pio Lobato e Mestre Vieira, entre outros.
No Réveillon, na Praia de Tambaú, o músico cubano Barbarito Torres sobe ao palco com outras estrelas lendárias da velha guarda cubana, todos ligados ao Buena Vista Social Club, ao lado do Trio Elétrico de Dodô e Osmar, prometendo um show inesquecível. “Pensar em uma atração como o Buena Vista Social Club é revelar a nossa vocação de saber receber bem quem vem de fora e ter uma produção cultural forte, equacionando a produção local com a nacional e, pouco a pouco, dentro de nossas limitações, com a produção internacional”, complementa Chico César.
O evento, que já acontece há alguns anos no verão paraibano, será realizado em dois locais diferentes a cada final de semana. Nas sextas, o Estação Nordeste tem como palco a Praça Vidal de Negreiros, também conhecida como Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa. Aos sábados, a festa muda de lugar e passa a acontecer na Praia de Tambaú, a partir das 17h.
Janeiro
Os shows do Estação Nordeste têm início no dia 2 de janeiro e seguem até o dia 30 sempre abertos ao público. Além dos ilustres representantes da Tropicália, o evento também traz nomes bem conhecidos como Pitty, Paulinho Moska, Zé Ramalho e Daniela Mercury.
O responsável por esta mescla de atrações no verão paraibano é o cantor e atual diretor-executivo da Funjope, Chico César. “Pensamos em uma programação que trouxesse um diálogo da cultura brasileira com a paraibana, e que em alguns momentos pudesse ser pontuada pela presença de artistas de fora”, explica Chico César.
Cabruera
Os shows terão na abertura sempre a presença de um artista da Paraíba como forma de fortalecer a cultura local e mostrar ao público esta nova geração de talentos. O grupo Cabruera, que é bem conhecido pelas suas andanças pelo exterior em turnês pela Europa, vai aproveitar a oportunidade de tocar no mesmo palco dos Mutantes e gravar seu novo DVD. “Para a gente, este é um grande momento, onde vamos poder ficar lado a lado com uma de nossas maiores influências. Gravar o DVD neste clima de euforia vai ser bem adequado”, define a banda.
MÚSICA DO MUNDO
Praia de Tambaú
Dia 26/12 – Vitor Araújo e Rivotrill (PE) / Eduardo Araújo (PB)
Dia 27/12 – Lanny Gordin (SP) / Alex Madureira (PB)
Dia 28/12 – Chango Spasiuk (Argentina) / Luizinho Calixto (PB)
Dia 29/12 – Heraldo do Monte (PE) / Jr. Espínola (PB)
Dia 29/12 – Pio Lobato e Mestre Vieira (Guitarradas) (PA) / Washington Spinolla (PB)
ESTAÇÃO NORDESTE
Ponto de Cem Réis
Dia 08/01 – Paulinho Moska (RJ) / Eleonora Falcone (PB)
Dia 15/01 – Pinduca (PA) / Zabé da Loca (PE)/ Cortejo de tribos indígenas (PB)
Dia 22/01 – Pitty (BA) / Bárbara (PB)
Dia 29/01 – Ray Lema / Adeildo Vieira (PB)
ESTAÇÃO NORDESTE
Praia de Tambaú
Dia 31/12 – Barbarito Torres – Buena Vista Social Club e convidados (Cuba) / Trio Elétrico de Dodô e Osmar (BA)
Dia 02/01 – Jorge Benjor (RJ) / Êxodus (PB)
Dia 09/01 – Zé Ramalho (PB) / Paulo Vinícius (PB)
Dia 16/01 – Mutantes (SP) / Cabruêra (PB)
Dia 23/01 – Daniela Mercury (BA) / Mestre Fuba (PB)
Dia 30/01 – Gilberto Gil (BA) / Escurinho (PB)
(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)