Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - Vermelho lança o álbum Um Dia de Banda em homenagem ao paiFOTO – Vermelho lança o álbum Um Dia de Banda em homenagem ao pai

Vermelho de banda

(brpress) – Integrante do grupo 14 Bis homenageia o pai maestro e resgata bandas de música no disco Um Dia de Banda, com download gratuito. Por Felipe Kopanski.

brpress) – Com a ideia de resgatar toda essência dos variados ritmos regionais presentes nas tradicionais bandas de música  do interior, o cantor, compositor e tecladista Vermelho, integrante do grupo 14 Bis há 25 anos, acaba de lançar mais um curioso trabalho. Trata-se do álbum Um Dia de Banda, uma homenagem ao maestro-compositor Sebastião de Assis Moreira, seu próprio pai.

Além da qualidade na produção, Um Dia de Banda se destaca por apresentar um diferenciado processo de elaboração. Escolhido e financiado através de leis de incentivo fiscal, o projeto de Vermelho teve respaldo a proposta de ser um disco não comercial e de distribuição gratuita (cerca de três mil cópias). Para completar, o álbum é amparado por um site, que detalha todo o projeto e oferece download de nove das dez faixas. (www.umdiadebanda.art.br).

Partituras resgatadas

Reunindo alguns dos gêneros musicais tradicionalmente executados por bandas, tais como dobrado, marcha, moteto, choro, polca e valsa, o disco conta com a participação da banda 12 de Março, em sete músicas.

As outras três trazem o próprio Vermelho, com participações especiais de Beto Guedes e de seu filho Gabriel Guedes. Já as partituras foram resgatadas pelo professor e pesquisador Márcio Miranda Pontes. O disco conta com direção artística de Marco A. R. Alves.

Música antes do nome
“Na verdade, essa idéia é bem antiga. A música era uma das grandes paixões da vida dele, tanto que me ensinou a escrever música antes de eu saber escrever meu nome”, brinca Vermelho, sobre o pai. “Escolhemos composições ou recriações de Sebastião de Assis Moreira e de outros mestres que ele admirava”, explica o integrante do 14 Bis. “Foi aí encontramos a excelente banda 12 de Março, de Belo Horizonte”, completa.

Após uma gravação do dobrado Zequinha Moreira, com recursos de computador e de um teclado com sampler (amostra de sons reais), surgiu a necessidade de elaborar um CD com as músicas que o pai (Sebastião de Assis Moreira) amava. “Ele não tinha tido oportunidade de ouvir serem executadas muitas de suas composições – principalmente as mais elaboradas – a não ser em sua mente e no ‘ouvido interno’”, afirma Vermelho.

Além de resgatar a essência presente nos ritmos regionais, o álbum Um Dia de Banda apresenta um roteiro imaginário, ou seja, as músicas acompanham o desenvolvimento de um dia inteiro, com manhã, tarde e noite. Para Vermelho, o CD cobre uma lacuna, “já que não existe um registro dos vários gêneros musicais executados por banda, colocados lado a lado, nesse arco imaginário de um dia.”

14 Bis
Em plena atividade, fazendo, como sempre, shows por todo o país, o 14 Bis comemora 30 anos de estrada. Para comemorar, novidades devem ser apresentadas. “Iremos gravar o DVD 14 Bis com Flavio Venturini (co-fundador da banda, que, em 1987, saiu para fazer carreira solo). Vai ser certamente um re-encontro muito aguardado, tanto pelos fãs como por nós mesmos, já que nunca deixamos de ser amigos e tocar juntos”, declara Vermelho.

(Felipe Kopanski/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate