Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Yusuf Slam com Ozzy Osbourne em encontro memorável. Foto: DivulgaçãoYusuf Slam com Ozzy Osbourne em encontro memorável. Foto: Divulgação

Yusuf: mestre do folk em plena forma

brpress) - Um dos momentos mais marcantes da música foi o retorno de Yusuf Islam, antes conhecido como Cat Stevens, após 27 anos; agora ele virá pela primeira vez ao Brasil. Por Fabian Chacur.

(brpress) – Um dos momentos mais marcantes da música em 2006 foi o retorno de Yusuf Islam, antes conhecido como Cat Stevens, após uma ausência de 27 anos do cenário pop. Oito anos depois, ele virá pela primeira vez ao Brasil, para shows em São Paulo (16 e 17/11), no Credicard Hall, e Rio de Janeiro (20/11), no Citibank Hall.

    Sem rejeitar a cultura muçulmana que o levou a abandonar a música no final dos anos 70, ele nos proporcionou nesse comeback um álbum excelente, An Other Cup, com base folk e forte tempero pop, sem cair no comercialismo barato. Para felicidade dos fãs, o cantor, compositor e músico britânico só levou três anos para nos oferecer um novo CD.

    Roadsinger (2009) prova que esse tempo todo longe dos estúdios o deixou com muita fome de bola de criar boa música. O público e a crítica abraçaram a nova fase do trovador.

    Roadsinger tem várias características próprias, e todas boas. Logo de cara, fica claro que Yusuf não pretendeu fazer apenas uma seqüência de An Other Cup. Desta vez, ele deixou de lado elementos pop e latinos, e mergulhou de cabeça no folk, com acompanhamento instrumental conciso e delicado.

    Toques de folk rock surgem aqui e ali. O trabalho é conceitual, feito sob a visão de alguém que viaja por todos os lugares, registrando o que sente em suas canções. Em vias de completar 70 anos, continua com aquela voz grave, gostosa e encorpada que enterneceu corações do final dos anos 60 ao final da década seguinte.

Play

    As canções oferecem melodias doces, como em Welcome Home, românticas em Thinking ‘Bout You e soturnas e intensas em The Rain (a melhor canção do CD) e Dream On (Until..).

    O conjunto de onze faixas não vai além de 30 minutos de duração, deixando no ouvinte o desejo de apertar play on and on and on……

    Na apresentação visual do CD, Yusuf aparece dirigindo uma Kombi, com o horizonte à sua frente, e vários títulos e símbolos de sua carreira surgem no encarte.

    Cinco celebridades marcam presença em discretos vocais de apoio de algumas faixas: James Morrison, Michelle Branch, Gunnar Nelson (do grupo Nelson) e Terry Sylvester (dos Hollies).

    Na contracapa do disco, temos a frase “To Warm You Through The Night” (para aquecê-lo através noite) – e é esse o efeito que esse inspirado conjunto de canções proporciona ao felizardo ouvinte. Aliás, em qualquer hora do dia, não precisa ser à noite, não.

(Fabian Chacur/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate