Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fela Kuti: pai do afrobeat tem biografia lançada em festa.bighassle.comFela Kuti: pai do afrobeat tem biografia lançada em festa.bighassle.com

Biografia de Fela Kuti ganha festa

(São Paulo, brpress) - Matilha Cultural promove lançamento de biografia do criador do afrobeat, com presença do autor, exibição de documentário, shows e DJs.

(São Paulo, brpress) – Neste sábado (25/06), a partir das 18h30, o espaço Matilha Cultural recebe festivamente o cientista político e etnólogo Carlos Moore, autor do livro Fela – Esta Vida Puta (R$ 35, 349 páginas, Editora Nandyala), biografia do idealizador e maior representante do movimento musical afrobeat: Fela Kuti (1938 – 1997).

Oficialmente lançado em 1982, o livro, que retrata a vida conturbada e excêntrica do nigeriano, chega somente agora ao Brasil e foi escrito a partir de encontros e experiências do autor com o próprio Fela, contando, com trechos descritivos, sobre como surgiu o afrobeat – combinação de música yorubá, jazz, highlife, funk e outros ritmos, fundidos com percussão africana.

Comunidade black

O livro traz ainda depoimentos de Stevie Wonder, Lázaro Ramos, Zezé Motta, Chico César, Paulo Lins, Sueli Carneiro, Carlinhos Brown, entre outros. Além disso, o prefácio é assinado por Gilberto Gil.

O autor considera a obra “uma biografia que choca, incomoda ou inspira, e que, por isso, torna-se tão imortal quanto seu sujeito”. Carlos Moore explica: “Fela – Esta Vida Puta se manterá inabalável como o único relato que é o reflexo genuíno da vida extraordinária e tão fora do comum de Fela – autorizado pelo próprio”.

Música e cinema

Além do lançamento com a presença do autor, a Matilha Cultural presta uma grande homenagem ao multiinstrumentista, compositor e ativista político africano – tema também do musical Fela!, em cartaz no National Theatre, em Londres, com grande sucesso.

Durante toda a noite de autógrafos, haverá apresentações paralelas das bandas Frente 3 de Fevereiro, Bixiga 70, que reverencia o grupo Afrika 70, que acompanhou Fela Kuti até o fim da década de 1970, além dos DJs Haru, MZK, RamiroZ, Tahira e Tchuna.

O lançamento conta ainda com a exibição do documentário Music Is The Weapon (1982), dirigido por Stéphane Tchal Dadjieff e Jean-Jacques Flori, que traz um trecho da vida do ‘Presidente Negro’ – como Fela era conhecido pelo seu amplo séquito de fãs, desde a República Kalakuta até a casa noturna Shrine.

Confira abaixo a programação da “festa Fela”:

18h e 19h – Exibição do documentário Music Is The Weapon;20h – Show da banda Frente 3 de Fevereiro21h15 – Show da banda Bixiga 7018h30 até o fim do evento – Sessão de autógrafos com autor Carlos Moore e discotecagem dos DJs da Festa Fela (Haru, MZK, RamiroZ, Tahira e Tchuna).

Ingresso: um agasalho.

Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h as 20h.

Wi-fi grátis.

Entrada livre, inclusive para cães.

Matilha Cultural – R. Rêgo Freitas, 542; (11) 3256-2636; www.matilhacultural.com.br

Comentários