Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Wilson Simonal: talento não foi mais forte do que polêmica ligada à ditadura. Foto: DivulgaçãoWilson Simonal: talento não foi mais forte do que polêmica ligada à ditadura. Foto: Divulgação

Simonal atual

(brpress) - Num momento em que alguns setores da sociedade brasileira pedem “intervenção militar” no país, vale lembrar como a ditadura abduziu o talento de Wilson Simonal, que completaria 80 anos este mês.

(brpress) – Num momento em que alguns setores da sociedade brasileira pedem “intervenção militar” no país, diante da crise econômica e política, vale lembrar tudo que está relacionado à ditadura – inclusive um dos episódios artístico-políticos mais nebulosos da história recente da música popular brasileira: a ascensão e queda do cantor Wilson Simonal (1938-2000). No mês em que completam-se 18 anos de sua morte e no ano em que ele comemoraria oito décadas de vida, chega ao canal Curta! o documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei (2009), exibido na Segunda da Música (04/06), às 22h20. 

O filme, dirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, narra a trajetória do ex-cabo do exército brasileiro que se transformou em um dos cantores mais populares do país, nos anos 60 e 70, quando chegou a comandar um programa na TV Tupi, o Spotlight, e dois programas na TV Record, Show em Si… Monal e Vamos S’imbora, e a assinar o que foi considerado na época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa anglo-holandesa Shell. Sem falar no dueto com Sarah Vaughan. Mas Simonal morreu à beira do ostracismo, sob suspeita de ter sido colaborador da ditadura militar, que censurava a produção cultural brasileira, além de prender, torturar e matar vozes dissonante ao regime, sistematicamente. 

Assista ao trailer de Ninguém Sabe o Duro que Dei: 

Quem preferir pode assistir ao filme inteiro no YouTube: 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate