Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Maria Augusta Orofino: ensinando inovação nos negócios. Foto: DivulgaçãoMaria Augusta Orofino: ensinando inovação nos negócios. Foto: Divulgação

Inovação: modo de usar

(São Paulo, brpress) - De 06 a 08/02 acontece na ESPM SP o curso Modelos de Negócios Inovadores, capitaneado por Maria Augusta Orofino.

(São Paulo, brpress) – Este começo de ano traz mais uma oportunidade para ‘inovadores seriais’, empreeendedores e profissionais buscando ferramentas para incorporar  a busca constante pela invovação no dia a dia dos negócios. Dias 06 a 08/02 acontece na ESPM SP o curso Modelos de Negócios Inovadores, ministrado por Maria Augusta Orofino, uma das estrelas de palestras sobre empreendedorismo na Campus Party Brasil e consultora do Sebrae.
 
Especialista em design thinking, modelos de negócios e desenvolvimento do cliente, Maria Augusta é sócia da Prospect Ideias em Movimento e mantém o blog BMGem, sobre inovação de modelos de negócios, juntamente com o engenheiro de produção Renato Nobre ­– que também participa do curso Modelos de Negócios Inovadores e com quem ‘Guta’ coassina os livros Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas.
 
Objetivo e conteúdo
 
O objetivo do curso é ajudar a encontrar o caminho da inovação, de forma colaborativa e estimulando a constante experimentação.
 
São abordados:
 
– A evolução do conceito de modelo de negócio, suas representações, características e seu processo de desenvolvimento;
 
– O processo de desenvolvimento de um modelo de negócios, suas aplicações e possibilidades;
 
– Técnica de design thinking como forma de gerar novas ideias e, consequentemente, novos produtos e serviços ou negócios;

– A importância do serviço a ser realizado para o cliente em sintonia com a proposta de valor, gerando modelos de negócios inovadores;

– A prática da proposta de valor e do “job to be done”;

– As técnicas de apresentação e prática de “pitch”.
 
Business Model Canvas
 
Os inscritos no curso Modelos de Negócios Inovadores vão concorrer a um exemplar do livro Business Model Generation – leitura fundamental para entender o conteúdo do curso – autografado por Alex Osterwalder,  inventor e guru-mor do método Business Model Canvas, utilizado em nove em cada dez startups por ajudar a mapear, discutir, desenhar e inventar novos modelos de negócios.
 
“Foi a partir da cocriação deste livro, juntamente com outras 470 pessoas, situadas em 45 países, que esse conceito de modelo de negócios alcançou o mundo e extrapolou as fronteiras da internet e de empresas de base tecnológica”, conta Maria Augusta. “Hoje, esse modelo vem sendo aplicado em qualquer tipo de organização que pretende identificar o valor que entrega ao cliente e, com isso, ampliar sua atuação no mercado,  suas margens de lucro e/ou implantar novos produtos por meio da inovação.”
 
Professora da ESPM/SP e Clear Educação e Inovação, Maria Augusta Orofino é também responsável pela gestão do Projeto [email protected], dentro do Programa [email protected], que tem por objetivo promover a inovação em todo o estado de Santa Catarina por meio da implantação de 12 pólos estratégicos. Guta é autora do blog www.mariaaugusta.com.br .