
Noruega: melhor país em direitos e igualdade para mulheres
Percentual de participação política feminina no país passa de 40%; no Brasil, estamos no 152o. lugar, atrás de países como Afeganistão.
(brpress) – Analisando 100 países em todo o mundo, o índice Nestpick’s Women’s Liveability 2019 elenca nações que oferecem os melhores padrões de vida para mulheres, considerando vários aspectos, como infraestrutura, igualdade, direitos, trabalho e participação na política. A Noruega lidera em todos os aspectos.
Na Noruega, o percentual de participação política das mulheres passa de 40%; no Brasil, estamos no 152o. lugar quando o assunto é proporção de mulheres na Câmara e no Senado, atrás de países como o Afeganistão que, entre 193 países avaliados, ocupa o 54º lugar, de acordo com o ranking da representatividade feminina na política, divulgado pela União Interparlamentar Internacional (UIP), com base em dados de janeiro de 2018.
A Noruega é o 2º país do mundo na liderança de igualdade de gênero, segundo o Índice Global Gender Gap 2018 do Fórum Econômico Mundial, que classificou 144 nações, em 2017. A Islândia é o campeão mundial de igualdade entre homens e mulheres. Naquele ano, o Brasil ocupou o 90º lugar, pouco acima da média global, ficando atrás de vizinhos como Argentina (34º), Peru (48º) e Venezuela (60º).
Igualdade gera riqueza
A Noruega reconhece a relevância econômica e social desta questão para o país. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério de Economia norueguês, “se as mulheres norueguesas trabalhassem tão pouco, como a média dos países membros do OECD (Organisation for Economic Co-Operation and Development – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), teríamos perdido valores correspondentes à riqueza relativa ao nosso petróleo”.
Ou seja, a Noruega reconhece e valoriza o fato de que a igualdade de gênero no mercado de trabalho trouxe mais prosperidade econômica para o país que a exploração do combustível fóssil que fez do país um dos mais ricos do mundo. A cultura da divisão de tarefas entre casais em casa – homens têm também direito à licença paternidade – é considerada primordial na prosperidade do país.
#brpressconteudo #noruega #mulheres #feminismo #igualdadedegenero