Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

“Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que entra nos olhos sem alterar a visibilidade”“Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que entra nos olhos sem alterar a visibilidade”

Brasileiro ignora proteção UV

(brpress) - Além dela, quatro em cada 10 brasileiros desconhecem que lentes podem eliminar reflexos, frequências de luz nocivas aos olhos e receber filtros medicinais para doenças graves.

(brpress) – A falta de informação ainda faz com que 4 em cada 10 brasileiros optem pelos óculos escuros falsificados, mostra um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica. Como se não bastasse, muitos dos que usam lentes corretivas desconhecem que os óculos escuros podem ter grau.

A constatação é de Mário Natali Neto, que, há mais de 20 anos, dirige a Ótica Mário Neto, em Campinas (SP). Ele ressalta que o risco dos óculos falsificados vai muito além da falta de proteção contra a radiação UV (ultravioleta). “No trânsito”, exemplifica, “os óculos piratas podem provocar acidentes porque não passam por tratamento que torna a direção segura”.

Para motoristas e outras atividades ao ar livre como a pesca, o ideal são as lentes polarizadas. Isso porque, recebem filtros especiais que reduzem o reflexo da luz sobre superfícies. O resultado é o aumento da visão de contraste e de profundidade que são menores em quem não enxerga bem e até em quem não precisa de correção visual quando a claridade é excessiva.

Para checar se a lente é polarizada, o oculista diz que basta segurar os óculos em frente a uma superfície reflexiva, como por exemplo, o capô de um carro, de forma que só um olho visualize esta superfície e girar os óculos em 90 graus. Se a lente for polarizada a claridade diminui.

Para descansar os olhos

“Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que entra nos olhos sem alterar a visibilidade”, diz Mário. Quem passa horas usando computador ou videogame pode experimentar até 30% menos cansaço visual com lentes fotocromáticas, independente da acuidade visual. 

Isso porque, além de absorver a luz UV emitida pelo monitor, criam uma barreira ao brilho excessivo da tela. Já dentro de veículos não são as mais indicadas porque o pára-brisa bloqueia grande parte do UV. Isso impede o escurecimento da lente e os olhos de motoristas ficam expostos ao desconforto da claridade em dias ensolarados.

Coloração x atividade

Além da luz UV, o óptico afirma que as lentes escuras recebem resinas especiais capazes de absorver parte da luz azul que também provoca catarata e degeneração da retina. A tonalidade determina o espectro de luz que é absorvido pelas lentes e deve ser escolhida de acordo com a atividade.

As dicas para adequar os óculos escuros ao seu dia-a-dia são:

Lentes âmbar e marrom: para atividades internas e externas. Reduz reflexos, melhora a visão de contraste e de profundidade.

Lentes verde: internas e externas em dias nublados alto contraste e precisão visual.

Lentes rosa e púrpura: caça e esqui aquático, alto contraste em fundo verde ou azul.

(*) Eutrópia Turazzi, LDC Comunicação.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate