Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Abertura com pompa

(Londres, brpress) - Diretor de cinema Danny Boyle não economizou e mostrou ao mundo inestimável contribuição da Inglaterra para a humanidade. Por Márcio Bernades.

Márcio Bernades*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Espetacular! Mas cabem aqui outros adjetivos superlativos! Assim deve ser descrita a abertura oficial da 30ª. Olimpíada da Era Moderna, que estou acabando de ver aqui da Tribuna de Imprensa do Estádio Olímpico, construído a partir de 2007 e finalizado em 2011, ao custo de R$ 1 bilhão e meio. Cerca de 80 mil espectadores participaram, vibraram, pularam e cantaram.

    Os países que ultimamente sediaram a Olimpíada aproveitaram essa festa para mostrar ao mundo suas virtudes e sua cultura. A Grã-Bretanha fez o trinômio: colonização rural, Revolução Industrial e como eles acham que mudaram o mundo. E trouxe para o estádio uma Rainha que, além de ter sido aplaudida de pé, também foi ovacionada. É mesmo querida essa velhinha simpática, hein?!

Sem economia

    O premiado diretor de cinema Danny Boyle não economizou. Fez uma festa para o público interno, ressaltando a união do Reino que não está tão unido assim. Mas mostrou ao mundo as características dessa nação, que é inegável, sempre trouxe uma inestimável contribuição para a humanidade.

    O maior conquistador e colonizador de todos os tempos, país mais desenvolvido da Europa, o Reino Unido passa também para a história por ter a única cidade a realizar três vezes a Olimpíada. Londres sediou também os Jogos de 1908 e 1948.

    Os 205 países que trouxeram atletas para a Inglaterra vão tentar trazer também com o esporte uma mensagem de paz e entendimento, de harmonia e civilidade. O desfile das delegações mostrou, como sempre, a alegria dos atletas. E a bandeira do Brasil, o 28o. país a se apresentar, foi trazida pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa.

Dilma e ‘Dilminha’

    Ironia do destino,  Pessoa nasceu em Paris e é naturalizado brasileiro. Mas a delegação tupiniquim foi muito aplaudida pela galera. Dilma e ‘Dilminha’ (filha da presidente), na Tribuna de Honra, estavam na fila do gargarejo e foram flagradas pelo telão do estádio, simpáticas e sorridentes.

    Espera-se nestas duas semanas que os conceitos do esporte, como disciplina e respeito pelo adversário, seja ele mais forte ou mais fraco, iluminem e inspirem o futuro da humanidade.

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, esta coluna será diária.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate