Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Nelson Rodrigues é tema da palestra O Cronista e a BolaO Cronista e a Bola. Foto: DivulgaçãoNelson Rodrigues é tema da palestra O Cronista e a BolaO Cronista e a Bola. Foto: Divulgação

Marques passa bola a Nelson

(São Paulo, brpress) - Autor de O Futebol em Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos, fala sobre crônica esportiva, sábado (25/08), no Museu do Futebol.

(São Paulo, brpress) – José Carlos Marques, autor de O Futebol em Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos nesta quinta (23/08), dá palestra O Cronista e a Bola, sábado (25/08), 10h, no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, Auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita.

    Marques, que foi árbitro profissional e é líder do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (Gecef), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens), da USP, fala ao público sobre a contribuição do dramaturgo para a crônica de esportes e o jornalismo esportivo brasileiro.

Identidade cultural

    O especialista também debaterá se hoje, dentro da cobertura esportiva brasileira, Nelson teria espaço para suas crônicas ou não. Marques mostra como o jornalista incorporou, em seus textos sobre futebol, aspectos da cultura brasileira que se relacionam com parte significativa da produção socioantropológiga nacional, a partir de autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e Roberto Da Matta.

    Dentro do Museu do Futebol, Nelson Rodrigues – torcedor fanático do Fluminense – está na Sala dos Heróis, que mostra como o futebol se inseriu como um elemento de afirmação nacional nos anos 20 e 30, quando a força do rádio disseminava a arte, a música e a política.

Apropriação

    O espaço descreve o período em que os jogadores passam a ganhar papel de destaque na sociedade e o futebol vira fenômeno cultural. Além de Nelson, também encontram-se no ambiente outras pessoas que ajudaram a construir a identidade brasileira, inclusive no futebol: Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, Monteiro Lobato, Carmem Miranda, Jorge Amado, entre outros.

    Na Sala Números e Curiosidades, placas gigantes e supercoloridas apresentam, em linguagem de almanaque, um trajeto entre números, táticas, datas, história e superstições. São números e estatísticas para ver, sentir, participar e, como não poderia deixar de ser, em se tratando de futebol, discutir. Nelson Rodrigues aparece na seguinte frase: “Os jornais ingleses dizem do nosso futebol textualmente o seguinte: devia ser proibido jogar tão bonito”.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate