
Polícia matou 6357 em 2019 no Brasil
Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que número cresce desde 2014 e mais de 97% são civis, majoritariamente negros.
(brpress) – Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, divulgado em setembro, mostram que a polícia matou 6357 cidadãos no Brasil em 2019.
Esse número cresce desde 2014 e mais de 97% dos mortos são civis. O fato é chocante mas não exatamente uma surpresa para os brasileiros. Pessoas mortas por balas perdidas e o por policiais, principalmente no Rio de Janeiro, tornaram-se frequentes nos noticiários.
Força letal da polícia
“O enorme percentual de civis mortos é talvez o principal indício de que, no Brasil, temos uso excessivo da força letal da polícia”, diz Amanda Pimentel, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também estudiosa de violência contra a mulher.
Existe um padrão inegável entre a maioria das pessoas que a polícia matou em abordagens: a cor pele. Oito em cada dez são negros e a maioria (99,2%) são homens.
Racismo estrutural
É contraproducente falar sobre violência policial no Brasil e não falar de racismo estrutural.
“Tudo isso demonstra que, embora não assuma o racismo, a prática policial possui categorias raciais para reconhecer vítimas, como cor da pele, vestuário, fala e território que se vive,” completa Pimentel.
(Colaborou Maria Carolina Soares, especial para brpress/Agora Eu Quero Gritar)
#brpressconteudo #violenciapolicial #Brasil #letalidadepolicial #segurançapublica
Atualizado em 27/04/2025