Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Robô barra-pesada

(brpress) – Sucesso nos anos 80, a grafhic novel, do andróide ultraviolento e apaixonado por uma prostituta mirim, está de volta pela Conrad com histórias reunidas.

(brpress) – Criado por um estudante delinqüente com partes de uma máquina de fotocópia, Ranxerox, o andróide mal-humorado, sexy e muito violento, se tornou sucesso nos anos 80 – sendo também publicado em forma de HQ na revista americana Heavy Metal e nos anos 90 na brasileira Animal. Duas décadas depois, as histórias vividas num mundo pós-apocalíptico pelo robô, perdidamente apaixonado por uma ninfeta viciada e prostituta, foram reunidas em um livro homônimo (Conrad, 192 págs., R$ 49,90), com tiras em preto e branco, dos anos 70, e coloridas da década de 80.

    No Brasil, as tiras do italiano Stefano Tamburini e Alain Chabat foram publicadas na extinta revista Animal, antecipando o gênero de violência extremada, predominante no cinema nos anos de 1990, com os cineastas Pliver Stone e Quentin Tarantino.

Dupla do barulho

    O criador de Ranxerox nasceu em Roma, em 18 de agosto de 1955. Roteirista, ilustrador, designer gráfico, editor e jornalista, Tamburini foi o idealizador da revista Cannibale, que revelou uma nova geração de quadrinistas italianos.

    Em 1980, Tamburini foi um dos fundadores da revista Frigidaire, onde conheceu o parceiro Tanino Liberatore, que assumiu a arte de Ranxerox. Em 2002, Liberatore ganhou um César, o principal prêmio do cinema francês, pelo figurino do filme Asterix e Obelix – Missão Cleópatra, qual conheceu o roteirista francês Alain Chabat.

    Tamburini, que também escrevia uma coluna de crítica musical assinando com o pseudônimo de Red Vinyle, morreu de overdose em abril de 1986.  Grande fã de quadrinhos, Chabat então escreveu o roteiro para, junto com a arte de Liberatore, concluir a história de Ranxerox que havia ficado incompleta com a morte de Tamburini.

    Lubna

    Vivendo em um mundo em que o consumismo, a violência e o egoísmo são as normas, ele não mede esforços para agradar sua garota. Seja conseguir drogas, gravar um filme na tevê ou fazer uma performance na Broadway, ele fará de tudo para satisfazer os desejos de Lubna ou salvá-la das enrascadas em que se mete.

    Erotismo e decadência cyberpunk em doses cavalares aguardam o apreciador de um clássico das HQs e da cultura pop. Se você nunca leu Ranxerox, prepare-se para conhecer as aventuras bizarras do andróide mais casca grossa dos quadrinhos.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate