Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Alimentação diferenciada pode aliviar sintomas da quimioterapia.atarde.com.brAlimentação diferenciada pode aliviar sintomas da quimioterapia.atarde.com.br

Cardápio pode ajudar

(brpress) – Dieta mais saborosa e balanceada pode aliviar sintomas do tratamento e Instituto do Câncer oferece aulas de culinária gratuitas para pacientes.
(brpress) – Durante o tratamento do câncer com quimioterapia, os pacientes podem apresentar diversos efeitos colaterais como a alteração no paladar, que prejudica a alimentação. Desta forma, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Saúde, desenvolveu cardápio especial e aulas de culinária, que acontecem uma vez por mês, para ajudar os pacientes a se alimentarem melhor.

“Preparamos algumas refeições e combinações de alimentos que suavizem alguns efeitos da quimioterapia, como, por exemplo, a redução no paladar”, afirma Suzana Camacho Lima, gerente do setor de Nutrição e Dietética do Instituto.

Perda de peso  

No decorrer do tratamento, o paciente pode perder peso devido às alterações no paladar, causadas pela quimioterapia, que podem variar desde a diminuição da sensibilidade aos sabores até ausência de gosto. Porém, esses efeitos costumam desaparecer após algumas semanas.

“A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento”, explica Suzana.

Dicas

Algumas dicas que podem aliviar os sintomas do tratamento são: evitar alimentos muito quentes ou muito gelados, substituir talheres de metal pelos de plástico, utilizar ervas aromáticas como manjericão, orégano, salsinha, hortelã e alecrim para temperos, manter boa higiene oral e enxaguar a boca antes das refeições.

Além de pingar gotas de limão sobre a língua, consumir alimentos de diferentes texturas e beber suco de laranja também podem ajudar a reduzir a sensação de enjôo.

Comentários

Publicar Comentário