
Lixo vira combustível em Oslo
Capital da Noruega produz biogás a partir de biorresíduos e esgotos urbanos. Por Renata Almeida.
(Oslo, brpress) – Se em Oslo, eleita a ‘capital verde’ da Europa em 2019 pela Comissão Europeia, o transporte público – rodando com energia limpa, assim como carros particulares – é prioridade, outras iniciativas sustentáveis como a reciclagem de lixo estão na vanguarda mundial em práticas sustentáveis.
A capital da Noruega produz biogás a partir de bioresíduos e esgotos urbanos, que é usado para abastecer ônibus urbanos e caminhões de lixo. A coleta seletiva conta com a participação de todos, uma vez que o lixo precisa ser separado em casa. Oslo tem quatro estações de reciclagem, dez miniestações de reciclagem e duas estações móveis de reciclagem, além de 1022 locais de coleta local para embalagens de vidro e metal.
Lixo no lixo
Em 2018, a produção anual média de resíduos e lixo per capita em Oslo era de 321 kg, enquanto a média nacional era de 430 kg. Cerca de 40% dos resíduos domésticos da capital foram reciclados, o que representa um aumento de 10% em relação a 2004. O trabalho é facilitado pela maior fábrica de triagem ótica do mundo para o lixo doméstico. Desde 2009, a empresa sueca Optibag separa sacos verdes contendo restos de comida e sacos azuis contendo plástico por meio de reconhecimento ótico.
Renata Almeida jornalista e economista. Faz doutorado em Finanças pela BI Norwegian Business School, em Oslo, onde vive desde 2011.
Leia mais sobre veículos e patinetes elétricos Oslo.
#brpressconteudo #LixoemOslo
Atualizado em 17/06/2024