Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Londres tem eleições antes das Olimpíadas

(Londres, brpress) - Municipais da maior metrópole europeia adquirem caráter especial, pois quem vencer irá presidir os Jogos Olímpicos. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Londres elegerá seu prefeito, em 03/05. As eleições da maior metrópole europeia adquirem um caráter internacional muito especial. Quem vencer irá presidir as Olimpíadas, dois meses depois das eleições. Os principais canditados são o  ex-prefeito Ken Livingstone e o atual, Boris Johnson.

    Ken Livingstone é a figura mais representativa que a capital teve, continuamente, nestas últimas três décadas. De 1981 a 1986, foi o último líder do Grande Conselho de Londres, quando a primeira ministra Thatcher aboliu toda autoridade eleita para a capital britânica, conseguindo assim eliminar seu principal foco de oposição e Ken, que ela acusava de apoiar as causas “terroristas” de Mandela e os republicanos irlandeses.

    Quando, em 2000, o novo governo trabalhista de Tony Blair restituiu o governo londrino, criando a primeira prefeitura da cidade, ele vetou a vitória de Livingstone nas internas de seu partido, depois o que o “vermelho” – apelido dado por suas tendências à esquerda – lançou-se como candidato independente, convertendo-se no primeiro prefeito da maior metrópole europeia.

    Em 2004, Livingstone voltou a ser reeleito por mais quatro anos, ainda que no período de 2004-2008 tenha governado como membro do Partido Trabalhista, novamente.  Livingstone é o homem que ganhou o concurso para que sua cidade fosse a sede olímpica em 2012, abriu o City Hall para diversas etnias (a metade de Londres, a cidade mais cosmopolita do Velho Mundo) e criou o inovador sistema de pagamento aos carros que circulam pelo centro da capital britânica, para diminuir a poluição.

Verde

    Ele atrapalhou muitos negócios ao extender  a zona de imposto aos veículos a oeste de Londres e por ter se oposto à Guerra do Iraque, enquanto manteve-se amigo da Venezuela, Irã e Cuba. Mas, por isso, converteu-se num dos heróis da esquerda e dos ecologistas, tendo sido o primeiro prefeito, em toda a Inglaterra, a ter uma “verde” como sua colaboradora imediata, Jenny Jones.

Em 2008, Boris Johnson converteu-se no primeiro conservador  mais popular deste milênio que desbancou Ken Livingstone (algo que Thatcher não conseguiu fazer), ainda que incorporando parte de seu dircurso popular, ecológico, multi-étnico e modernizador. Na ocasião, Ken ganhou na zona central de Londres, mas perdeu no cinturão de classe média que envolve a cidade.

    Livingstone, após haver sido derrotado em 2008, pretende superar sua derrota presidindo, agora, os Jogos Olímpicos, cuja licitação ele ganhou. Se Johnson perder, ele ainda poderia disputar novas eleições para o governo no Reino Unido. Mas se Livingstone voltar a perder, isso significará uma brutal derrota para ele e a ala socialista do trabalhismo.

Ibero-americanos

    Livingstone reconheceu que os ibero-americanos são uma das comunidades que pode fazer a diferença nestas eleições. Por isso, vem visitando comunidades portuguesas e hispânicas nesta disputa. Em quase todos estes lugares, declarou que pretende reunir-se periodicamente com elas, celebrar um mês ibero-americano e reconhecer suas comunidades nos formulários étnicos.

(*) Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics. É um dos analistas políticos latino-americanos mais publicados do mundo. Fale com ele pelo e-mail [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou no Facebook. Tradução: Angélica Campos/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate