Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Fim de década, fim do ciclo

(brpress) - Tudo isso só para abrir a reflexão sobre essa sensação de fim de ano. Ela renova todas as nossas energias, nos traz esperanças e nos dá o direito de recomeçar – com novos planos, novos sonhos, novas possibilidades, novos eus. Por Sandra Maia.

Sandra Maia*/Especial para brpress

(brpress) – A hora é de rever, recomeçar… Agora pouco, conversando com meu porteiro, ele afirmava: “Em 2010, vou ganhar na loteria! E, eu, feliz por ele – estimulei: “Isso! Faça, jogue, tente – é possível mesmo que você chegue lá”. Contei então a ele a história de outro velho amigo – ele sempre dizia isso. Dizia e jogava até que, por fim, ganhou na loteria! Não foi muito – o suficiente para viver uma vida tranqüila por muitos anos…

A questão é acreditar e fazer! Acreditar que pode e tentar… Mas, na vida, como no jogo, é preciso mais que isso. É preciso estar pronto para os percalços – os acertos e erros… Bem, voltando para a conversa, resolvi desafiar o porteiro! “Ok”, disse, “jogar é muito bom e pode realmente te fazer muito rico. Agora o que você vai fazer nesse meio tempo? O que fará enquanto a fortuna não chega?” É essa a questão.

O QUE FAZEMOS NO MEIO TEMPO? O QUE FAZEMOS ENQUANTO A VIDA ACONTECE? Vamos ficar só no discurso ou vamos tomar nossas vidas com as nossas próprias mãos? Fim de ano é bom para isso. Para revisitar nossas vidas, nossas relações… Quanto ao porteiro – bem, ele está já trabalhando num plano B! Vai voltar a estudar, encontrar novas oportunidades – ou seja, está se preparando, deixou de ser passivo, é agora ativo, agente, dono de sua própria sorte!

Tudo isso só para abrir a reflexão sobre essa sensação de fim de ano. Ela renova todas as nossas energias, nos traz esperanças e nos dá o direito de recomeçar – com novos planos, novos sonhos, novas possibilidades, novos eus. E isso é mais que bom – é ótimo! Podemos nos REINVENTAR! RECRIAR NOSSAS RELAÇÕES! REDESENHAR NOSSA VIDA!

Riscos, sim

Essa é a época de arriscar – sair da estagnação, da não ação, da reação. A hora de correr riscos, agir, planejar, reinventar o futuro – viver o presente, deixar para trás o que ficou… É HORA DE ATITUDE! Sim! Todos podemos correr riscos?!? Sim! Todos nós podemos e devemos. Somos seres humanos e como tal não somos mesmo perfeitos, mas podemos fazer a diferença, acontecer – então, que venham os desafios, o novo ano, a nova vida, as relações reinventadas!

E não importa quão longe estejamos dos nossos sonhos – é preciso dar o primeiro passo. Acreditar, fazer por merecer. E, nesse sentido, quanto antes melhor, mais cedo vamos colher os frutos… E, nesse pensar, não importa nosso estado de espírito – feliz ou triste, com a auto-estima em alta ou em baixa, com ou sem um companheiro. Na virada do ano podemos experimentar fazer diferente – acordar nossos sonhos, empreender o que nunca tivemos: coragem.

Podemos aproveitar esses últimos dias como se fossem UM MEIO TEMPO – UM NÃO TEMPO – um espaço para exercitar a visão, a imaginação, o novo, o que não sabemos, validar o que temos – buscar o que queremos ser. Podemos fazer as mudanças que quisermos – no visual, no saber, no físico, no emocional. Nesse meio tempo PODEMOS TUDO!

Autoconhecimento

Essa é uma excelente oportunidade para trabalhar o autoconhecimento! SABER EXATAMENTE ONDE ESTAMOS, TRABALHAR NO AONDE QUEREMOS ESTAR, E, MAIS CONHECER ATÉ ONDE DESEJAMOS CHEGAR… Quer mais? Só mesmo acreditando que somos responsáveis por tudo de bom e ruim que nos acontece. Então – cientes dessa nossa responsabilidade por nossas vidas – confiar que tudo, tudo que nos acontece vem para nos fazer mais fortes, mais corajosos, mais sábios… Depois é só agradecer e olhar para frente… Vamos até onde pudermos inventar.

Vale aqui um balanço geral – do que queremos ou não levar conosco para 2010. Podemos deixar para o ano velho a falta de coragem, a inveja, a descrença, as crenças erradas, o achar que sabemos tudo, que já vivemos tudo, que não há mais tempo para recomeçar. Podemos deixar para traz a vergonha, a agressividade, os medos, a falta de atitude, a tristeza, o desamor, a perda, o luto. Podemos deixar para traz tudo o que nos faz mal. Tira-nos a paz, nos tira da felicidade – do caminho.

Podemos mais – buscar o que nos faz bem, mais e melhor. Podemos viver com base no BOM, no BELO e no VERDADEIRO. Ou seja, se não estiver nesse contexto, não serve… Não acrescenta, não agrega. Não nos pertence. Nessa virada o convite é para que todos possamos exercer a força que temos e que está dentro. É difícil – mas é a hora de olhar, ver e rever o que nos fez chegar até aqui.

O que se quer

Bom ou ruim, o que vivemos e experimentamos nos trouxe até 2010. Agora caberá a cada um definir o que quer manter, o que quer levar junto, o como se quer chegar a 2011, 2012, 2013 etc. etc… Então, meu convite a vocês é fazer a virada leves, livres, desapegados, fortes, bonitos, íntegros! Refletir como quer ser – nos próximos 10 dias, 10 meses ou 10 anos.

Aproveite para projetar-se no futuro. Estabelecer metas e, então, o plano: o que precisa ser feito, passo a passo para chegar lá!?! Quando descobrir, faça! Volte a estudar, adote uma criança, comece um trabalho comunitário, adote um animalzinho, faça terapia, economize, aprenda uma nova arte, encontre um novo amor, aprenda a dizer não, aprenda a dizer sim, inicie um novo ofício, leia mais, brinque mais, sorria mais, a vida, a relação, os outros agradecem!

E se puder ainda deixar uma última mensagem, deixaria para você um pedido: vamos olhar nossos erros, aprender com eles, exercitar a humildade e aprender também com os erros dos outros. E quando aprendermos, vamos mudar – não importa o quanto seja difícil –, tentar fazer diferente. Não se deixar calar, não se omitir, praticar, experimentar uma vida disciplinada, com respeito a nossos sonhos e também limites.

Viver com base na ética, na liberdade e na responsabilidade pela vida. Só assim vamos, afinal, existir e de algum modo contribuir para a construção de um mundo melhor! Feliz 2010.

(*) Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você – Histórias e relacionamentos co-dependentes e Você Está Disponível? Um caminho para o amor pleno, editados pela Celebris. Fale com ela pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo Blog do Leitor.

Sandra Maia

Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você – Histórias e relacionamentos co-dependentes e Você Está Disponível? Um caminho para o amor pleno, editados pela Celebris, e teve sua coluna licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil e A Tribuna (Vitória-ES).

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate