Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ingerir água com frequência é uma das formas de se evitar problemas renais.sonhofitness.blogspot.comIngerir água com frequência é uma das formas de se evitar problemas renais.sonhofitness.blogspot.com

Exagero no sal pode causar insuficiência

(brpress) – Dieta balanceada, ingestão de água e prática de exercícios físicos reduzem risco de doença renal, agravada pelo uso indiscriminado de anti-inflamatórios.

(brpress) – O consumo excessivo de sal, a baixa ingestão de água e a obesidade são fatores que prejudicam os rins, podendo causar a perda progressiva e irreversível de sua função. O uso indiscriminado de anti-inflamatórios também pode ser um agravante, pois estes inibem a prostaglandina, enzima responsável pelas funções do órgão.  

“Hábitos alimentares saudáveis, com baixo teor de sódio, prática diária de exercícios físicos, além de controle da pressão arterial, glicemia, obesidade e acompanhamento de qualquer alteração da função ou morfologia renal, são maneiras de ter uma vida mais saudável e evitar este mal que atinge uma parcela significativa da população”, explica a nefrologista do Hospital Nove de Julho (SP), Dra. Zita Maria Leme Britto.

Transplante

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica atinge 11% da população. Destes, 90% não sabem do problema, pois não há sintomas aparentes nos primeiros estágios. No entanto, quando a doença é identificada precocemente, há como torná-la mais lenta e até prevenir complicações.

As fases que definem a capacidade de filtração dos rins são cinco. É possível dizer que caso o órgão perca até 50% da sua capacidade, não há danos representativos ao paciente. Porém, a deterioração das funções acima desta margem traz alterações nos exames de sangue (elevação da creatinina e uréia), com evolução crônica para diálise ou transplante.

O transplante pode ser realizado em todo indivíduo portador de doença renal crônica em estádio V, no qual a filtração é menor que 10%. Geralmente, o grupo de risco é formado por idosos, obesos, diabéticos, hipertensos ou pessoas com histórico familiar.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de janeiro a dezembro de 2010, foram realizados mais de 4,5 mil transplantes renais, um aumento de 8% em relação a 2009. O estado campeão no número de procedimentos foi São Paulo, totalizando mais de dois mil órgãos transplantados.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate