Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Neymar corre para o abraço na vitória contra a AlemanhaNeymar corre para o abraço na vitória contra a Alemanha

‘Nosso futebol não está morto’, diz Micale

(Rio de Janeiro, brpress*) - Técnico da seleção vitoriosa, que começou a Olimpíada muito criticada e terminou ovacionada, espera que a medalha vire uma página no futebol brasileiro.

(Rio de Janeiro, brpress*) – A vitória da seleção brasileira na final do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016 sobre a Alemanha nos pênaltis, no Maracanã, garantiu a melhor campanha do Brasil em Olimpíadas. Com seis medalhas de ouro, o país superou o recorde dourado obtido nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Em relação ao número de medalhas, o Brasil garantiu 18 até o penúltimo dia de competição, uma a mais que as 17 registradas nos jogos de Londres, em 2012. Neste domingo (21/08), 13h15 (horário de Brasília), a seleção masculina de vôlei disputará o primeiro lugar contra a Itália, podendo conquistar a sétima medalha de ouro.

Com a conquista do ouro no futebol, o Brasil saltou para o 13º lugar no quadro de medalhas, também a melhor campanha de sua história nesse ranqueamento. Nesse quesito, a melhor campanha já registrada havia sido o 16° lugar nos Jogos de Atenas.

É campeão

A torcida verde e amarela soltou o engasgado grito de “é campeão”, no Maracanã, após a conquista da medalha de ouro na final olímpica contra a Alemanha, na noite de sábado (20/08). O técnico da seleção vitoriosa, que começou a Olimpíada muito criticada e terminou ovacionada, espera que a medalha vire uma página no futebol brasileiro e traga de volta o orgulho de torcer pelo esporte que continua a ser uma das grandes paixões nacionais.

“É uma fase que passou, e agora, para o futuro, vamos ter mais tranquilidade para lidar com essa situação. O nosso futebol não está morto”, disse Rogério Micale, na entrevista coletiva concedida após a partida. “Acredito muito no potencial dos jogadores”, completou, ressaltando que a seleção pode apresentar um futebol ainda melhor.

Micale falou de sua realização pela conquista do ouro e disse que espera ter contribuído para a seleção principal, treinada por Tite. “A gente tem uma geração muito boa que, com esse amadurecimento tático, acredito que tem muitas chances de cada vez mais contribuir com o nosso futebol e desenvolver os seus talentos”.

Defesa de Weverton

O  técnico elogiou os jogadores que bateram os pênaltis que decidiram a partida e também o goleiro Weverton, que conseguiu defender um dos chutes alemães e possibilitou a vitória, com o último pênalti convertido em gol por Neymar. O atacante chorou por bastante tempo depois da vitória. 

”O fato de  Neymar ter marcado o último gol é importante porque é uma referência para o nosso futebol”, disse Micale. “A gente sabe da qualidade que ele tem, do ícone que é do futebol brasileiro. Fico feliz que tenha finalizado a série”, acrescentou Micael.

Neymar deve deixar a braçadeira de capitão da seleção à disposição para que Tite decida quem será o líder do time em campo. Para Micale, esse gesto mostra amadurecimento do principal jogador da seleção brasileia. “Ele se mostrou um líder dedicado e saio com as impressões mais positivas a respeito dele”, disse.

Festa

Os medalhistas de ouro fizeram festa no estádio após a classificação e chegaram à zona mista de imprensa ainda eufóricos. Renato Augusto, que teve uma boa atuação na partida, disse estar muito emocionado por ter sido criado no bairro da Tijuca, onde fica o Maracanã.

“Sou tijucano. Sou daqui. Então, é difícil dizer até o que eu sinto. A ficha não caiu ainda. É algo especial, minha família estava aqui, meus amigos estavam aqui. Como ainda não tenho filhos, esta vai ser uma história que vou ter para contar”, afirmou.

O zagueiro Rodrigo ressaltou que o jogo foi extremamente difícil, mas encarado com muita concentração pelos brasileiros. “Conseguimos fazer um belíssimo trabalho e terminamos com o título”. Rodrigo afastou a interpretação de que o jogo se tratava de uma revanche contra a Alemanha, depois da semifinal da Copa do Mundo, quando o Brasil foi derrotado por 7 a 1. “A gente focou somente nesta competição e em fazer o nosso trabalho”, afirmou.

100% laico

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não aprovou o uso de uma faixa de cabeça por Neymar, na qual lia-se “100% Jesus”, quando o atleta e os demais membros do time brasileiro voltaram a campo para receber as mefalhas, já que manifestações políticas, religiosas e comercais não relacionados ao evento esportivo são proibidas pelo regulamento do COI.

A maior autoridade olímpica enviará advertência ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Cabe lembrar, que a República Federativa do Brasil, país o qual o time masculino de futebol defendeu na Olimpíada, é um estado laico – ou seja: não pertence nem é subordinado ao clero nem a qualquer ordem religiosa. Aparentemente, não haverá punição a Neymar e nem ao time. Mas que pegou mal, isso pegou.

(*) Com informações da Agência Brasil. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate