Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Bate-papo pós-exibição do documentário A Corrida do DopingBate-papo pós-exibição do documentário A Corrida do Doping

Doping na tela

(São Paulo, brpress) - Documentário A Corrida do Doping, dirigido pelo jornalista Paulo Markun, aborda com abrangência e urgência a questão da dopagem no esporte olímpico.

(São Paulo, brpress) – O Brasil entrou em clima de Jogos Olímpicos. Nessa pegada, aconteceu a exibição  do documentário A Corrida do Doping (Brasil, 2016, 90min, 12 anos), dirigido pelo jornalista Paulo Markun, no CineSesc. O filme integra a programação do projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que, além de estimular a prática de esportes e atividades físicas, tem a intenção de contribuir para a reflexão sobre o esporte como elemento social, cultural e educativo. Será exibido também na televisão, no canal por assinatura Globonews, no sábado (30/07), às 20h.

Um dos temas mais controversos no cenário esportivo atual, o doping temsua polêmica história detalhada no documentário, que relembra os principais casos constatados nas mais diversas competições – e  diversos países. Relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) aponta a participação estatal em um esquema de doping da Rússia nos Jogos de Inverno de Sochi e apontou que o governo de Vladimir Putin “dirigiu e controlou” o doping, usando até mesmo os serviços de inteligência da ex-KGB. 

História e debate

As filmagens foram realizadas no Brasil, França, Espanha, Itália, China, Moldávia, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de serem utilizadas imagens de arquivos de Xavier Deleu, jornalista e documentarista francês. O objetivo é mostrar como o doping é um fenômeno antigo, cada vez mais presente nas competições esportivas, inclusive entre os amadores. 

São abordadas questões cruciais, como “quem está realmente interessado em coibir o uso dessas substâncias proibidas e com qual rigor os controles são efetuados?”, “quanto custa um programa de doping para atletas de alto rendimento?”, “quais as substâncias que podem ser facilmente encontradas na internet e de onde vêm os produtos?”, entre muitas outras.

Após a exibição, o público participou de um bate-papo sobre o tema, com Paulo Markun e Marco Aurélio Klein, ex-secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Esteve presenta na pré-estreia o diretor de fotografia e ex-jogador da Seleção Brasileira de Rugby Marcelo Amiky.

Jogos na prática

O projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, oferece ao público, em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, a possibilidade de conhecer e praticar modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.

O Edição 28 é uma é uma ação para a campanha Move Brasil, cuja iniciativa vai no mesmo sentido de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até o final deste ano. 

Programação completa no portal do Sesc.

Assista a vídeo sobre o doping com entrevistas exclusivas de Paulo Markun e Marcelo Amiky: