Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

GRACE Follow-On mede mudanças globais na água armazenada no subsolo dos maiores aqüíferos do mundo. Foto: USDA/Fotos PúblicasGRACE Follow-On mede mudanças globais na água armazenada no subsolo dos maiores aqüíferos do mundo. Foto: USDA/Fotos Públicas

Satélite da NASA monitora EUA

(brpress) - GRACE Follow-On mede mudanças globais na água armazenada no subsolo dos maiores aqüíferos do mundo.

(brpress) – Um sistema de satélites desenvolvido pela NASA está mapeando e monitorando a seca nos Estados Unidos. A missão Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE) foi o primeiro sistema de satélite a medir diretamente as mudanças globais na água armazenada no subsolo dos maiores aqüíferos do mundo. Lançado em maio de 2018, o satélite GRACE Follow-On continua esta importante tarefa.

As medições do GRACE Follow-On das mudanças na água armazenada no subsolo destes aquíferos serão usadas na produção dos mapas do Monitor de Secas dos EUA, que rastreia a seca em todo o país. 

 Água no solo

Você pode não notar a presença de água no solo sob seus pés, mas ela desempenha um papel importante em mantê-lo vivo. As plantas extraem água do solo para as raízes e a usam para crescer. 

Se não houver o suficiente, a seca resultante pode ter impactos que se espalham pelo abastecimento local de água, agricultura regional e até mesmo os preços internacionais dos alimentos. 

Leia mais sobre a seca no Brasil aqui.