Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Justin Bieber aparece nu na capa da revista Vanity FairJustin Bieber aparece nu na capa da revista Vanity Fair

Gosto de meninos ou meninas?

(brpress) - É na adolescência que a sexualidade desabrocha e sentir atração pelo mesmo sexo pode vir acompanhada de dúvidas e (ainda) preconceito. No Dia do Sexo, discutimos a homossexualidade. Por Danielli Marinho.

(brpress) – Quem não conhece aquele menino que só anda com as meninas na escola, faz praticamente todos os programas com elas e nunca, jamais, é visto jogando bola com os meninos? E aquela menina que não tá nem aí para batons, saias ou namorados, em plena adolescência? Todo mundo acha um pouco diferente, mas ninguém fala nada – pelo menos na frente deles.

Embora o tema seja amplamente discutido hoje em dia, homossexualismo ainda é tabu nas conversas familiares e até mesmo na escola. A descoberta de ter atração pelo mesmo sexo geralmente vem acompanhada de questionamentos, medo e preconceito, ao lado do desejo.

Por isso, achamos que no Dia do Sexo (6 de setembro) discutir a homossexualidade entre jovens teria um sabor especial. É uma data simbólica, inventada em 2008 como uma ação de marketing de um fabricante de camisinhas, mas que serve como pretexto para derrubar tabus e barreiras que ainda existem quando o assunto é sexo – algo natural do ser humano, que existe para ser vivenciado com plenitude e responsabilidade, e está longe de tomar a forma de um bicho de sete cabeças.

Após muito tempo escondendo sua homossexualidade, o cantor Ricky Martin, que fez show em três capitais brasileiras no final de agosto, assumiu que é gay, embora as especulações sobre sua sexualidade já o acompanhassem desde o início da carreira, quando integrava o grupo Menudos.

Aceitação

Na época em que publicou a declaração no seu blog e Twitter, Ricky, que hoje tem 39 anos, disse não revelar que era gay porque tinha medo de não ser aceito.

“Muitas pessoas me disseram que o mundo não estaria disposto a aceitar a minha verdade”, afirmou. O cantor comentou ainda que esses anos de silêncio e reflexão o fizeram mais forte e o lembraram que a aceitação tinha de vir de dentro.

Mas quando e como saber se a atração pelo mesmo sexo é apenas uma fase de experimentação ou preferência mesmo? Segundo especialistas em sexualidade, meninos ou meninas podem até mesmo ter o desejo sexual comprometido quando se pegam divididos entre sentir atração por homens ou mulheres.

Qualquer tempo

De acordo com psicólogos, a sexualidade começa a se desenvolver já na infância. Porém, é na adolescência que os hormônios começam a agir e, por volta dos 14 anos, o adolescente vai começar a formar sua identidade sexual.

“Não existe uma idade determinada em que a pessoa vá se descobrir homossexual”, explica a psicóloga Livia Chifarelli, que atua no projeto de promoção da saúde da prefeitura do Rio de Janeiro. “Os jovens, por exemplo, sofrem muita influência do que é veiculado na mídia. Vai depender de vários fatores, como culturais. Se, por exemplo, está na moda menina dar beijo na boca de menina, pode haver influência no comportamento do adolescente”.

O cantor e fenômeno teen Justin Bieber, que faz shows no Brasil em outubro, seria um exemplo de “hipersexualização”, segundo a socióloga americana Gwen Sharp, da Universidade de Nevada, ouvida pelo jornal Folha de S. Paulo, numa reportagem sobre o garoto de 17 anos. “Ele é um misto de libido precoce e doçura”, diz ela, comentando sobre a foto em que Bieber aparece nu na capa da revista Vanity Fair, tendo o corpo acariciado por várias mãos. “Fosse ele um menino qualquer, seria aceitável?”, provoca.

No cinema e no Twitter

O curta-metragem brasileiro Assunto de Família, da diretora Caru Alves de Souza, trata bem desse assunto. A história se passa numa tarde de domingo, quando uma família se reúne para assistir a um clássico de futebol em casa e o irmão mais novo, submetido a humilhações cotidianas pelo mais velho, acaba “ficando” com um amigo dele.

Recentemente, a atriz e cantora americana Miley Cyrus (Hannah Montana) causou polêmica ao tatuar no dedo um sinal de igual em favor do amor entre o mesmo sexo e postar a foto no Twitter. Miley recebeu críticas até de um fã clube seu, por causa disso.

O que vale mesmo para qualquer pessoa é ter consciência da própria sexualidade e ser feliz com as escolhas.

(Danielli Marinho/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate