Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Simone Tebet: candidatura busca equilíbrio entre machismo e polarização.Simone Tebet: candidatura busca equilíbrio entre machismo e polarização.

Simone Tebet enfrenta machismo e polarização

Senadora tem candidatura à presidência vinculada a adjetivos como "docilidade" mas querem ser centro da "estabilidade" à à democracia


(brpress) – A escolha dos partidos MDB, PSDB e Cidadania por uma chapa feminina. com a oficialização da senadora Mara Gabrilli (PSDB) – como vice de Simone Tebet (MDB) para a presidência da República – não impediu comentários machistas dos líderes partidários. “Amor”, “beleza” e “docilidade” predominaram como adjetivos às candidatas, que têm extenso currículo na política. 

Roberto Freire, presidente do Cidadania, ressaltou o ineditismo deuma chapa formada por duas mulheres no Brasil e afirmou que “ ter duas mulheres à frente de uma candidatura não é para compor o cenário, mas para mudar a história.”

O coronel Ricardo Sant’Anna, que foi impedido de participar da fiscalização das urnas eletrônicas pelo TSE, por divulgar fake news sobre supostas fragilidades do sistema eleitoral brasileiro, foi ofensivo. Sobre o apelo de Tebet para que “mulheres votem em mulheres” ele disse: “Vaca vota em vaca”.

Midiática

O nome de Simone Tebet como candidata a presidência foi oficializado no último dia 27 de julho. A senadora, advogada e ex-professora de Direito Público e Administrativo tem 2% nas pesquisas de intenção de votos e é entrevistada no Roda Viva, nesta segunda-feira (08/08).

A entrevista de Tebet à GloboNews seguida da oficialização de sua candidatura  teve 80% a mais de audiência que os concorrentes do mesmo segmento,  A senadora foi vista por 204.823 pessoas por minuto no canal. O desempenho foi 47% maior do que a média para a faixa de horário (entre 19h e 22h23) em relação às ultimas quatro segundas-feiras.

Polarização

Para Tebet, a polarização entre esquerda e extrema direita na política brasileira se deve ao desmantelamento do centro – aquele que deu “estabilidade” à democracia brasileira.

“O Brasil não pode se resumir a dois governos populistas”,  

diz Tebet, críticando a polarização no país.
Primeira prefeita e vice-governadora

Em 2002, aos 31 anos,  Simone Tebet foi eleita deputada estadual pelo seu estado e, em 2004, foi a primeira mulher eleita prefeita de Três Lagoas (MS), onde nasceu, há 52 anos.Em 2008, foi reeleita com 76% dos votos válidos. 

Em 2010, tornou-se a primeira mulher a assumir a cadeira de vice-governadora do MS. Em 2014, foi a primeira senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul na história do país. 

Foi ainda a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Congresso Nacional, e a primeira mulher a disputar a presidência do Senado em 198 anos.

#brpressconteudo #simonetebet #eleiçøes2022 #candidatosapresidente #mulheresnapolítica #machismo #feminismo

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate