Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Simone Tebet: candidatura busca equilíbrio entre machismo e polarização.Simone Tebet: candidatura busca equilíbrio entre machismo e polarização.

Simone Tebet enfrenta machismo e polarização

Senadora tem candidatura à presidência vinculada a adjetivos como "docilidade" mas querem ser centro da "estabilidade" à à democracia


(brpress) – A escolha dos partidos MDB, PSDB e Cidadania por uma chapa feminina. com a oficialização da senadora Mara Gabrilli (PSDB) – como vice de Simone Tebet (MDB) para a presidência da República – não impediu comentários machistas dos líderes partidários. “Amor”, “beleza” e “docilidade” predominaram como adjetivos às candidatas, que têm extenso currículo na política. 

Roberto Freire, presidente do Cidadania, ressaltou o ineditismo deuma chapa formada por duas mulheres no Brasil e afirmou que “ ter duas mulheres à frente de uma candidatura não é para compor o cenário, mas para mudar a história.”

O coronel Ricardo Sant’Anna, que foi impedido de participar da fiscalização das urnas eletrônicas pelo TSE, por divulgar fake news sobre supostas fragilidades do sistema eleitoral brasileiro, foi ofensivo. Sobre o apelo de Tebet para que “mulheres votem em mulheres” ele disse: “Vaca vota em vaca”.

Midiática

O nome de Simone Tebet como candidata a presidência foi oficializado no último dia 27 de julho. A senadora, advogada e ex-professora de Direito Público e Administrativo tem 2% nas pesquisas de intenção de votos e é entrevistada no Roda Viva, nesta segunda-feira (08/08).

A entrevista de Tebet à GloboNews seguida da oficialização de sua candidatura  teve 80% a mais de audiência que os concorrentes do mesmo segmento,  A senadora foi vista por 204.823 pessoas por minuto no canal. O desempenho foi 47% maior do que a média para a faixa de horário (entre 19h e 22h23) em relação às ultimas quatro segundas-feiras.

Polarização

Para Tebet, a polarização entre esquerda e extrema direita na política brasileira se deve ao desmantelamento do centro – aquele que deu “estabilidade” à democracia brasileira.

“O Brasil não pode se resumir a dois governos populistas”,  

diz Tebet, críticando a polarização no país.
Primeira prefeita e vice-governadora

Em 2002, aos 31 anos,  Simone Tebet foi eleita deputada estadual pelo seu estado e, em 2004, foi a primeira mulher eleita prefeita de Três Lagoas (MS), onde nasceu, há 52 anos.Em 2008, foi reeleita com 76% dos votos válidos. 

Em 2010, tornou-se a primeira mulher a assumir a cadeira de vice-governadora do MS. Em 2014, foi a primeira senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul na história do país. 

Foi ainda a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Congresso Nacional, e a primeira mulher a disputar a presidência do Senado em 198 anos.

#brpressconteudo #simonetebet #eleiçøes2022 #candidatosapresidente #mulheresnapolítica #machismo #feminismo