Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Boca seca é um dos sintomas da Síndrome de Sjögren.imotion.com.brBoca seca é um dos sintomas da Síndrome de Sjögren.imotion.com.br

Nome e diagnóstico complicados

(brpress) - Sintomas da síndrome auto-imune, que incluem boca e olhos secos, podem se assemelhar aos de artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Alzheimer.

(brpress) – A Síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune crônica, na qual o sistema imunológico do paciente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando a diminuição da produção destes lubrificantes naturais. O problema, que costuma ser de difícil diagnóstico, atinge cerca de nove mulheres para cada homem. Por isso, disfunções hormonais, como deficiências de andrógenos, estrógeno e de progesterona, parecem fazer parte da doença.

“O diagnóstico do problema não é uma tarefa fácil, uma vez que os sintomas da Síndrome de Sjögren podem se assemelhar aos de outras doenças, como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crônica, a fibromialgia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer”, destaca o especialista.

Sintomas

A síndrome atinge qualquer faixa etária e tem como sintomas, além da secura na boca e olhos, o ressecamento da pele, nariz e vagina. O problema, que traz a possibilidade de complicações na gravidez, também pode afetar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro.

“Fadiga e dor nas articulações também são sintomas frequentes”, explica o reumatologista e diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, Sérgio Bontempi Lanzotti.

Diagnóstico

Porém, nem todo ressecamento nas mucosas pode ser resultado da doença, afinal, muitos medicamentos, como os utilizados para o controle da hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais, podem causar secura nos olhos e na boca. Logo, para confirmar a existência da síndrome é preciso fazer alguns exames.

O Teste de Schirmer, que mede a produção de lágrimas, o teste do corante Rosa Bengala, a medida da produção de saliva, o exame e/ou biópsia das glândulas salivares para determinar a presença de linfócitos e o exame de sangue para marcadores específicos ou auto-anticorpos indicativos da síndrome, são os testes mais comuns no auxílio ao médico.  

Tratamento

“Devido à variedade de sintomas, após o diagnóstico, além do acompanhamento reumatológico, o paciente precisa ser acompanhado também por outros especialistas, como oftalmologistas, otorrinolaringologistas e dentistas”, afirma Lanzotti.

A Síndrome de Sjögren não apresenta risco iminente de morte, mas traz desconfortos ao paciente. No entanto, é possível controlar a doença, que não tem cura, com uma conduta terapêutica apropriada e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. O diagnóstico e a intervenção precoce também são fundamentais neste sentido.

“O tratamento tem por objetivo o alívio dos sinais e sintomas da doença, além da modificação no curso da mesma a fim de que as sequelas sejam evitadas ou minimizadas”, destaca o reumatologista.
Desta forma, há diversas alternativas terapêuticas que podem ser empregadas, como o uso de colírios lubrificantes sem conservantes, pomadas géis e higiene oral rigorosa para prevenir infecções bucais, além de gomas de mascar sem açúcar, água com gotas de limão a fim de estimular a salivação.

Para amenizar as dores nas articulações, é possível utilizar corticosteróides.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate